Prefere ouvir a postagem? Clique no player abaixo!


1. (Fac. Albert Einstein - Medicin 2018) Um objeto real de 10 cm de altura é posicionado a 30 cm do centro óptico de uma lente biconvexa, perpendicularmente ao seu eixo principal. A imagem conjugada tem 2,5 cm de altura. Para produzirmos uma imagem desse mesmo objeto e com as mesmas características, utilizando, porém, um espelho esférico, cujo raio de curvatura é igual a 20 cm, a que distância do vértice, em cm, da superfície refletora do espelho ele deverá ser posicionado, perpendicularmente ao seu eixo principal? 
a) 20
b) 25   
c) 50  
d) 75   
  
2. (Ime 2018) Conforme a figura acima, duas lanternas muito potentes, cilíndricas, com diâmetro D = 4 cm, estão alinhadas no plano vertical. Ambas possuem lentes nas extremidades, cujos centros ópticos O estão alinhados verticalmente e cujas distâncias focais são f = 3 cm. Uma das lentes é convergente e a outra é divergente. Suas lâmpadas geram raios de luz horizontais, que encontram as lentes das respectivas lanternas e são projetados até um anteparo vertical.
Sabendo que a distância entre os centros ópticos das duas lentes é y = 12 cm, a distância máxima x entre os centros ópticos das lentes O e o anteparo, em centímetros, que faz com que a luz projetada pelas lanternas não se sobreponha é: 
a) 6   
b) 9   
c) 12   
d) 15   
e) 18   

3. (Eear 2018) Um objeto é colocado perpendicularmente ao eixo principal e a 20 cm de uma lente divergente estigmática de distância focal igual a 5 cm. A imagem obtida é virtual, direita e apresenta 2 cm de altura. Quando essa lente é substituída por outra convergente estigmática de distância focal igual a 4 cm e colocada exatamente na mesma posição da anterior, e mantendo-se o objeto a 20 cm da lente, a imagem agora apresenta uma altura de _____ cm. 
a) 2,5   
b) 4,0   
c) 5,0   
d) 10,0     
  
4. (Fuvest 2018) Câmeras digitais, como a esquematizada na figura, possuem mecanismos automáticos de focalização.
Em uma câmera digital que utilize uma lente convergente com 20 mm de distância focal, a distância, em mm, entre a lente e o sensor da câmera, quando um objeto a 2 m estiver

corretamente focalizado, é, aproximadamente,
a) 1   
b) 5   
c) 10   
d) 15   
e) 20   


5. (Uel 2018) Analise a figura a seguir e responda à questão.
A observação da figura permite constatar que a parte do ovo submersa aparenta ser maior que aquela que está fora d’água.

Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, os princípios físicos que explicam o efeito da ampliação mencionada.
a) O copo funciona como uma lente divergente, sendo que os raios refletidos do ovo passam de um meio menos refringente (água) para um meio mais refringente (ar).   
b) O copo funciona como uma lente convergente, sendo que os raios refletidos do ovo passam de um meio mais refringente (água) para um meio menos refringente (ar).   
c) O copo funciona como uma lente divergente e, neste caso, para o ovo (objeto real), a lente proporciona ao observador a formação de uma imagem real, invertida e ampliada.   
d) O copo funciona como uma lente convergente e, neste caso, para o ovo (objeto real), a lente proporciona ao observador a formação de uma imagem real, direita e ampliada.   
e) O copo funciona como uma lente convergente e, neste caso, para o ovo (objeto real), a lente proporciona ao observador a formação de uma imagem virtual, invertida e ampliada.   
  
6. (Uemg 2017) Um estudante dispunha de um espelho côncavo e de uma lente biconvexa de vidro para montar um dispositivo que amplia a imagem de um objeto. Ele então montou o dispositivo, conforme mostrado no diagrama. O foco do espelho é F e os das lentes são f e f ‘. O objeto O é representado pela seta.
Após a montagem, o estudante observou que era possível visualizar duas imagens. As características dessas imagens são:
a) Imagem 1: real, invertida e maior.
Imagem 2: real, invertida e menor.   
b) Imagem 1: real, direta e maior.
Imagem 2: real, invertida e menor.   
c) Imagem 1: virtual, direta e maior.
Imagem 2: real, invertida e menor.   
d) Imagem 1: virtual, direta e menor.
Imagem 2: real, invertida e maior.   
  
7. (Fcmmg 2017) A figura 1 mostra a boneca Mônica de altura h a ser colocada em frente a um dispositivo óptico. A figura 2 mostra a imagem desta boneca vista através do dispositivo, com altura 3h. 
Sobre essa situação, pode-se afirmar que:
a) O dispositivo fornece uma imagem real da boneca.   
b) O dispositivo pode ser uma lente divergente ou um espelho convexo.    
c) A distância da boneca até o dispositivo óptico é três meios de sua distância focal.    
d) A distância da imagem da boneca até o dispositivo é o dobro de sua distância focal.    
  
8. (Col. naval 2017) Com relação à óptica geométrica, analise as afirmativas abaixo.

A energia solar é a conversão da luz solar em eletricidade, quer diretamente, utilizando energia fotovoltaica (PV) ou indiretamente, utilizando energia solar concentrada (CSP). Sistemas CSP usam lentes ou espelhos para focar uma grande área de luz solar em uma pequena viga, enquanto a PV converte a luz em corrente elétrica usando o efeito fotoelétrico.

Sendo assim, pode-se afirmar que, no sistema CSP:

I. as lentes são côncavas e possuem comportamento óptico divergente.
II. as lentes são convexas e possuem comportamento óptico convergente.
III. os espelhos são côncavos e podem produzir imagem virtual.
IV. os espelhos são convexos e podem produzir imagem virtual.
V. a pequena viga encontra-se no ponto focal dos espelhos e das lentes.

Assinale a opção correta.
a) Somente as alternativas I e III são verdadeiras.   
b) Somente as alternativas II e IV são verdadeiras.    
c) Somente as alternativas II, III e V são verdadeiras.    
d) Somente as alternativas I, IV e V são verdadeiras.    
e) Somente as alternativas III, IV e V são verdadeiras.    
  
9. (Ufrgs 2017) Na figura abaixo, O representa um objeto real e I sua imagem virtual formada por uma lente esférica.
Assinale a alternativa que preenche as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.

Com base nessa figura, é correto afirmar que a lente é __________ e está posicionada __________.


a) convergente – à direita de I   
b) convergente – entre O e I   
c) divergente – à direita de I    
d) divergente – entre O e I
e) divergente – à esquerda de O

10. (Enem (Libras) 2017)  Um experimento bastante interessante no ensino de ciências da natureza constitui em escrever palavras em tamanho bem pequeno, quase ilegíveis a olho nu, em um pedaço de papel e cobri-lo com uma régua de material transparente. Em seguida, pinga-se uma gota d’água sobre a régua na região da palavra, conforme mostrado na figura, que apresenta o resultado do experimento. A gota adquire o formato de uma lente e permite ler a palavra de modo mais fácil em razão do efeito de ampliação.

Qual é o tipo de lente formada pela gota d’água no experimento descrito?
a) Biconvexa.    
b) Bicôncava.    
c) Plano-convexa.   
d) Plano-côncava.    
e) Convexa-côncava.
Axact

Portal do Vestibulando

O espaço virtual do estudante!

Postar um comentário:

0 comentários: