1. a) Latifúndio, monocultura e mão de obra escrava.    

2. c) no Brasil, a independência foi proclamada pelo príncipe regente apoiado pela elite escravista e, no Haiti, uma revolta de escravos e afrodescendentes livres provocou a abolição da escravatura.    

3. d) O texto II contesta a afirmação do texto I quanto a uma independência sem lutas, no Brasil, e denuncia a exclusão simbólica da atuação do negro nas lutas pela Independência do Brasil, na Bahia.    
  
4. c) Permissão para a utilização do trabalho compulsório indígena e extração de tributos dos ameríndios por parte dos espanhóis.   
  
5. b) a conquista da América envolveu complexas relações entre conquistadores e conquistados. Nessas relações, concepções religiosas, estratégias de domínio e sobrevivência e ressignificação de símbolos se fizeram presentes.   
  
6. c) I, III e IV.   

7. b) representaram uma espécie de guerra biológica que afetou, ainda que de forma desigual, conquistadores e conquistados.   
  
8. e) na forma de trabalho, conforme as necessidades de cada período do ano.   
  
9. d) I, III e IV;   
  
10. b) diferenciação dos modelos de ocupação das colônias inglesas do Norte e do Sul da América do Norte, resultante, entre outros fatores, da forma como a terra foi distribuída entre os colonos.   

Axact

Portal do Vestibulando

O espaço virtual do estudante!

Postar um comentário:

0 comentários: