Movimento Agrário - Gabarito

1. a) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.   
  
2. d) manutenção da concentração fundiária.   
  
3. e) democratização do sistema.   
  
4. a) Recentemente, vários motivos têm colaborado para a diminuição das ocupações de terra, entre eles a política de aumento do salário mínimo, as facilidades de crédito e as políticas de combate à fome e à miséria.   
  
5. a) a distribuição desigual da produção.   
  
6. b) sua identidade étnica como remanescente de quilombo é resultado de processos de resistência em relação aos grupos sociais hegemônicos.   
  
7. e) dificuldade imposta pelos fazendeiros e posseiros no acesso aos babaçuais localizados no interior de suas propriedades.   
  
8. a) A questão agrária vem sendo sistematicamente enfrentada pelos últimos governos, o que pode ser observado pela redução da expressividade dos movimentos sociais ligados a terra.   
  
9. e) Constrói, por trás das suas lutas característi­cas, um movimento propriamente político que alcança as raízes do sistema de poder, ao agrupar populações cujo conflito incide nos alicerces de um sistema – o direito da propriedade.   
  
10. e) Realizar a reforma agrária alterando a secular estrutura latifundiária, distribuindo terra para famílias de trabalhadores rurais.

Compartilhe no Google Plus

Sobre Portal do Vestibulando

O objetivo do site é fornecer material didático a todas as pessoas que buscam ampliar seus conhecimentos, vestibulandos ou não. Assim, caso você precise de algum material específico, entre em contato conosco para que possamos disponibilizá-lo!