Equacionamento e Balanceamento de Reações - Questões de Vestibulares

1. (IFSP 2017) A função principal do ácido clorídrico no estômago é proporcionar um pH ótimo para o funcionamento normal das enzimas ali presentes. Quando há excesso, sentimos um desconforto popularmente chamado de azia, que pode facilmente ser combatida ingerindo-se bicarbonato de sódio, que vai agir como um antiácido de acordo com a equação abaixo.

HC + NaHC03  NaCℓ + H2CO3

Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, os produtos da decomposição do gás carbônico (H2CO3) e o tipo de reação ocorrida entre o ácido clorídrico e o bicarbonato de sódio.
a) Água e dióxido de carbono; dupla – troca.   
b) Água e monóxido de carbono; dupla – troca.   
c) Dióxido de carbono e monóxido de carbono; decomposição.   
d) Água e água; decomposição.   
e) Dióxido de carbono e dióxido de carbono; síntese.   
  
2. (Upe 2014) A charge a seguir retrata o preparo de um alimento em uma cozinha.


Sobre o contexto da charge, é CORRETO afirmar que se trata de
a) um exagero, pois fritar alimentos não causa poluição nos ambientes internos.   
b) um excesso de cuidados, pois os gases produzidos durante a fritura são inertes.   
c) uma crítica, pois as panelas utilizam PVC e liberam ácido clorídrico durante as frituras.   
d) uma recomendação, pois a combustão completa do GLP durante o processo de fritura produz muita fuligem e material particulado.   
e) um alerta, pois, durante a fritura, podem ser produzidos gases, que são nocivos à saúde, como o monóxido de carbono e o dióxido de nitrogênio.   
  
3. (Espcex (Aman) 2017) O cobre metálico pode ser oxidado por ácido nítrico diluído, produzindo água, monóxido de nitrogênio e um sal (composto iônico). A reação pode ser representada pela seguinte equação química (não balanceada):

Cu(s) + HNO3(aq) → H2O() + NO(g) + Cu(NO3)2(aq)

A soma dos coeficientes estequiométricos (menores números inteiros) da equação balanceada, o agente redutor da reação e o nome do composto iônico formado são, respectivamente,
a) 18; Cu; nitrato de cobre I.   
b) 20; Cu; nitrato de cobre II.   
c) 19; HNO3; nitrito de cobre II.   
d) 18; NO; nitrato de cobre II.   
e) 20; Cu; nitrato de cobre I.   
  
4. (Upe-ssa 1 2017) 
Em sua primeira aula de química experimental, uma turma realizou o experimento ilustrado acima: a adição de uma solução de nitrato de chumbo a uma solução de iodeto de potássio. Observando o resultado da rápida reação, um estudante curioso perguntou se o produto formado era gema de ovo. Depois das risadas, o professor pediu a cinco outros estudantes que explicassem o fenômeno para o colega brincalhão.

As respostas dos estudantes estão apresentadas a seguir:

Qual delas explica CORRETAMENTE o fenômeno observado?
a) A adição do nitrato de chumbo torna o sistema ácido, fazendo a coloração do sistema mudar.   
b) A adição do nitrato de chumbo torna o sistema básico, fazendo a coloração do sistema mudar.    
c) A adição do nitrato de chumbo resulta na formação de um sal duplo quanto ao cátion que assume a coloração amarela em meio aquoso.   
d) Ocorre uma reação de dupla troca, com a formação de dois sais pouco solúveis, que provocam a mudança na coloração, ao serem solubilizados em água.   
e) A adição do nitrato de chumbo resulta em uma reação de dupla troca, com a formação de um sal solúvel e de um sal insolúvel, este de coloração amarela, que precipita.   
  
5. (Uece 2017) No laboratório de Química, foi realizada uma experiência cujo procedimento foi o seguinte:
1. Em um frasco longo e transparente, adicionou-se 50 mL de água e algumas gotas de corante alimentício azul.
2. Logo após, agitou-se a mistura com um bastão de vidro, homogeneizando-a, fazendo com que apresentasse somente uma fase de cor azul.
3. Com ajuda de um bastão de vidro, adicionou-se, à mistura, 400mL de óleo de cozinha, o que fez com que ela passasse a ter duas fases.
4. Em seguida, adicionou-se sal de frutas (fármaco utilizado para problemas de azia e má digestão) ao conteúdo do frasco.
5. Observou-se, em seguida, que o pó caiu aglutinado e dissolveu lentamente, reagindo e formando bolhas azuladas, que subiram à superfície da mistura e depois retornaram ao fundo do frasco.

Com relação a essa experiência, é correto afirmar que
a) na reação química do sal de frutas, o gás carbônico liberado sobe até a superfície, carrega as bolhas coloridas de água e, quando atinge a superfície, vai para a atmosfera e, com isso, as bolhas de água retornam ao fundo do frasco.   
b) mesmo sendo as bolhas de água azuis mais densas que o óleo, sobem até a superfície,  porque são impulsionadas pelo efeito da tensão superficial.   
c) a equação química da reação que ocorre nesta experiência é: 
    3NaHCO3(S) + C6H8O7(aq) → Na3C9H5O7(aq) + 3H2O() + 3O2(q)    
d) as bolhas coloridas sobem e descem e não tingem o óleo porque a água colorida é apolar e não se mistura com o óleo que é polar.   
  
6. (IFSP 2017) O bicarbonato de sódio é usado em dois tipos diferentes de extintores: o extintor de espuma química e o extintor de pó químico seco. No primeiro, o bicarbonato de sódio reage com o ácido sulfúrico que, em contato, produzem a espuma e CO2 conforme a reação não balanceada abaixo.

NaHCO3 + H2SO4 → Na2SO4 + H2O + CO2

É correto afirmar que, após o balanceamento, os valores dos coeficientes estequiométricos da esquerda para a direita são, respectivamente,
a) 2, 1, 1, 1 e 2.   
b) 1, 1, 1, 2 e 1.   
c) 1, 1, 1, 1 e 1.   
d) 2, 2, 2, 2 e 2.   
e) 2, 1, 1, 2 e 2.   
  
7. (Uece 2017) Relacione corretamente as equações com as reações químicas do cotidiano apresentadas abaixo, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.

Coluna I
1. 2NaHCO3 → Na2CO3 + CO2 + H2O
2. Mg(OH)2 + CO2 → MgCO3 + H2O
3. 2NH3 + CO2 → CO(NH2)2 + H2O
4. NaHCO3 + HC → NaC + H2CO3


Coluna II 
(     ) Produção de substância usada como fertilizante.
(     ) Ação do sal de fruta no estômago humano.
(     ) Feitura do bolo de chocolate.
(     ) Absorção do gás de ambientes fechados.

A sequência correta, de cima para baixo, é:
a) 3, 4, 1, 2.   
b) 2, 3, 4, 1.   
c) 2, 4, 1, 3.   
d) 3, 1, 4, 2.      

8. (Uneb 2014) Os alvejantes para roupas coloridas, destinados à limpeza e ao clareamento de manchas por meio de lavagem, são produtos à base de oxigênio. Eles liberam essa substância química na forma ativa, em processo semelhante ao que ocorre quando se adiciona água oxigenada sobre um ferimento, observando-se a formação de “espuma” no local.
Diferentemente dos alvejantes para roupas brancas, que são à base de cloro, eles têm uma ação mais suave sobre as fibras e corantes do tecido, que não são afetados pelo oxigênio ativo.
Funcionam, ainda, como bactericidas e fungicidas.
Nas roupas, o branqueamento ocorre pela destruição dos corantes e compostos orgânicos presentes nos tecidos, levando à reflexão da luz como um todo. Ou seja, ao incidir luz branca, todas as cores são refletidas, produzindo o branco. 
(NASCIMENTO. 2009. p. 6).

A respeito da “espuma” formada em um ferimento após a utilização de água oxigenada, H2O2(aq), é correto afirmar:
a) É resultado da ação da enzima, catalase, sobre o peróxido de hidrogênio que também é um produto decorrente do metabolismo celular de organismos que utilizam oxigênio do ambiente.   
b) A respiração aeróbia, em células fragmentadas por ferimentos, oxida o componente orgânico a partir da ação do CO2 com produção de O2 como resíduo metabólico.   
c) A lavagem de ferimentos com o peróxido de hidrogênio aquoso produz uma reação química, como a de alvejantes naturais intracelulares, que produzem intensa liberação de gás carbônico.   
d) É resultado da ação das enzimas hidrolíticas dos lisossomos presentes nos macrófagos sobre as bactérias infectantes que se aproveitam da exposição celular associada aos ferimentos.   
e) A presença de alvejantes à base de oxigênio em ferimentos provoca a produção de água oxigenada com consequente liberação de CO2 para o ambiente.     
Compartilhe no Google Plus

Sobre Portal do Vestibulando

O objetivo do site é fornecer material didático a todas as pessoas que buscam ampliar seus conhecimentos, vestibulandos ou não. Assim, caso você precise de algum material específico, entre em contato conosco para que possamos disponibilizá-lo!