Bioquímica Celular - Questões de Vestibulares

1. (Fac. Albert Einstein - Medicin 2017) A fenilcetonúria, também conhecida como PKU, é uma doença genética humana caracterizada pela incapacidade de metabolizar o aminoácido fenilalanina. Como consequência, há acúmulo de fenilalanina no organismo, o que interfere negativamente no desenvolvimento cerebral e provoca deficiência intelectual. É um tipo de distúrbio que afeta crianças de ambos os sexos, que, na maioria das vezes, nascem de pais normais. O diagnóstico, quando realizado precocemente pelo teste do pezinho, é útil para se estabelecer uma dieta planejada que previne a deficiência intelectual. Considerando essas informações, pode-se inferir que os fenilcetonúricos
a) são heterozigotos e devem seguir uma dieta com algumas restrições lipídicas.   
b) são homozigotos e devem seguir uma dieta com algumas restrições proteicas.   
c) podem ser heterozigotos ou homozigotos e sua dieta deve ser rica em proteínas.   
d) podem ser heterozigotos ou homozigotos e devem evitar proteínas e lipídios.   
  
2. (Ufrgs 2017)  A desnutrição infantil é um dos maiores problemas de saúde pública que atinge países cuja assistência social não é prioritária. A anemia é o principal resultado da desnutrição infantil.

Considere as seguintes informações sobre a desnutrição infantil.

I. A anemia proteica está relacionada ao baixo peso infantil e à falta de calorias necessárias ao desenvolvimento.
II. A proteína animal, que provém de carne, peixes, ovos e leite, é fonte de todos os aminoácidos essenciais.
III. A síntese de hemoglobina está diretamente relacionada à anemia e pode ser prejudicada, entre outros fatores, pela falta de ferro e de vitamina B12.

Quais estão corretas?
a) Apenas I.   
b) Apenas II.   
c) Apenas III.   
d) Apenas II e III.   
e) I, II e III.    
  
3. (Upe-ssa 3 2017) A água de coco se torna imprópria para o consumo poucos dias após ser retirada do fruto. Sua exposição ao ar atmosférico permite a ação de microrganismos e, principalmente, de substâncias químicas, que desencadeiam uma série de reações, como o escurecimento, alterações no valor nutritivo, na aparência e no sabor. Por isso, para se evitar esse tipo de ação, essas substâncias são removidas da solução, por métodos térmicos ou outra técnica, seguida por microfiltrações.

Que substâncias químicas causam esse problema na água de coco?
a) Os íons Na+ e Mg++   
b) Os carboidratos frutose e glicose   
c) Os carotenoides licopeno e ß-caroteno   
d) As enzimas peroxidase e polifenoloxidase   
e) Os ácidos graxos de cadeias poli-insaturadas    
  
4. (IFPE 2017)  Em diversos países, o consumo dos pés de galinha é quase zero, mas na China esse produto é bastante valorizado. Só o Brasil, nos últimos anos, exportou para esse país cerca de 200 mil toneladas por ano e o grande consumo dessa iguaria deve-se ao benefício que proporciona ao organismo por ser fonte de colágeno, uma proteína que proporciona flexibilidade, resistência e elasticidade aos tecidos conjuntivos.

É CORRETO dizer que a deficiência de colágeno, denominada “colagenose” acarreta
a) inflamação nas juntas e má formação óssea.    
b) regeneração e cicatrização dos tecidos.    
c) combate à flacidez cutânea e muscular.    
d) fortalecimento das unhas e crescimento capilar.    
e) prevenção ao aparecimento da osteoporose.    
  
5. (Ufpr 2017)  As moléculas mais utilizadas pela maioria das células para os processos de conversão de energia e produção de ATP (trifosfato de adenosina) são os carboidratos. Em média, um ser humano adulto tem uma reserva energética na forma de carboidratos que dura um dia. Já a reserva de lipídeos pode durar um mês. O armazenamento de lipídeos é vantajoso sobre o de carboidratos pelo fato de os primeiros terem a característica de serem:
a) isolantes elétricos.    
b) pouco biodegradáveis.    
c) saturados de hidrogênios.    
d) majoritariamente hidrofóbicos.    
e) componentes das membranas.    
  
6. (CPS 2017) Em uma confraternização entre amigos foi oferecido um almoço com um cardápio, no qual constavam as seguintes opções: macarrão, arroz branco, feijão, frango, salada de alface com tomate, batata frita e suco de melão.
Sobre esse almoço, é correto afirmar que
a) os lipídios, como os óleos e as gorduras, são abundantes em todos os componentes desse cardápio.  
b) a celulose, um tipo de glicídio encontrado na salada, é importante fonte de energia para o organismo humano.    
c) o amido, um importante nutriente energético, é encontrado exclusivamente no macarrão e no arroz.
d) as vitaminas, nutrientes reguladores, não estão presentes nessa refeição.    
e) as proteínas, nutrientes estruturais, são encontradas no frango e no feijão.   
  
7. (Unesp 2017) A espectroscopia de emissão com plasma induzido por laser (Libs, na sigla em inglês) é a tecnologia usada pelo robô Curiosity, da Nasa, em Marte, para verificação de elementos como ferro, carbono e alumínio nas rochas marcianas. Um equipamento semelhante foi desenvolvido na Embrapa Instrumentação, localizada em São Carlos, no interior paulista. No robô, um laser pulsado incide em amostras de folhas ou do solo e um conjunto de lentes instaladas no equipamento e focadas em um espectrômetro possibilita identificar os elementos químicos que compõem o material.
Pesquisa Fapesp, janeiro de 2014. Adaptado.

Incidindo-se o laser pulsado em amostras de folhas, certamente será identificado, por meio do espectrômetro, o elemento químico fósforo, que compõe as moléculas de
a) lipídios.   
b) proteínas.   
c) aminoácidos.    
d) glicídios.    
e) nucleotídeos.    
  
8. (Eewb 2011)  Observe atentamente a imagem e o texto abaixo:



O personagem Homem Aranha criado por Stan Lee e Steve Ditko na década de 60, encontra-se, junto com o Super Homem (Joe Shuster e Jerry Siegel, 1938) e o Batman (Bob Kaine, 1939) entre os mais populares desenhos em quadrinhos.

“Diferente dos demais heróis, ele vende fotos do Homem-Aranha para o Clarim Diário. Seus motivos, porém, são altruístas: ele ajuda a tia viúva e idosa a pagar as contas, principalmente com os remédios. É, portanto, um dos super-heróis mais humanizados das histórias em quadrinhos, o que o levou a um sucesso estrondoso e a uma competição direta de popularidade com ícones do nível de Super Homem e Batman.”
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/homem-aranha

O personagem Peter Parker adquire seus poderes ao ser picado por uma aranha modificada geneticamente. O veneno da maioria das aranhas é composto basicamente por enzimas e moléculas biologicamente ativas produzidas por glândulas situadas no cefalotórax. Supondo que essas substâncias tenham a capacidade de atravessar a membrana plasmática da célula, qual das estruturas abaixo teria a capacidade de transformar permanentemente um ser vivo, de forma que o mesmo adquira características diferentes das herdadas do(s) progenitor(es):
a) proteína.   
b) lipídeo.   
c) ácido nucleico.   
d) carboidrato.   



Compartilhe no Google Plus

Sobre Portal do Vestibulando

O objetivo do site é fornecer material didático a todas as pessoas que buscam ampliar seus conhecimentos, vestibulandos ou não. Assim, caso você precise de algum material específico, entre em contato conosco para que possamos disponibilizá-lo!

0 comentários:

Postar um comentário