Redação: Descrição - Gabarito


1. c) V, F, F, V. 

2. d) revela nos gestos e comportamento segurança e poder. 

3. c) descritivo, pois representa, por meio de palavras, as características de ambientes e seres. 

4. c) O segundo parágrafo apresenta características dissertativas, na medida em que o autor emite sua opinião sobre a prática das lutas atualmente conhecidas como MMA. 

5. a) descritivo, uma vez que Caminha ocupa-se em dar um retrato objetivo da terra descoberta, abordando suas características físicas e potencialidades de exploração. 

6. b) descrição subjetiva da fruta, consequência de recordações significativas para a narradora. 

7. a) “Rangiam-lhe as perneiras, peiando-lhe o passo, primeira marcha a pé da José Pio ao Ginásio, estirão lento. Trazia um cruzado para o bonde, ida e volta, passagem inteira; preferiu ir andando pela São João, cruza o Igarapé das Almas, espia a missa de Santana, ali ao pé da porta, o São Pedro na sua cadeira. O velho porteiro lhe estendia o pé de bronze agora em carne viva de tanto o povo beijar. Alfredo inclinou-se. ‘Abra-me aquela porta e o resto’. O pé, não beijou.” (perneiras: peça de couro do vestuário masculino destinada a proteger as pernas entre o joelho e o pé) 

8. d) Sobre uma placa de vidro foram colocados 10 gramas de cada uma das substâncias A (amarela) e B (branca), em pó, que foram depois misturadas com uma espátula. Com o auxílio de um conta-gotas, foram acrescentadas 2 gotas d'água. Observou-se então o aquecimento da mistura, que, além disso, tornou-se alaranjada e desprendeu uma fumaça branca.
Compartilhe no Google Plus

Sobre Portal do Vestibulando

O objetivo do site é fornecer material didático a todas as pessoas que buscam ampliar seus conhecimentos, vestibulandos ou não. Assim, caso você precise de algum material específico, entre em contato conosco para que possamos disponibilizá-lo!