Literatura Contemporânea - Gabarito

1. d) a possibilidade de resistir está dada na renovação e transformação proposta pela poesia, química que desvela e repõe.   

2. e) Bach no céu homenageia, ao mesmo tempo, Johann Sebastian Bach e Manuel Bandeira.   
  
3. d) 3 – 5 – 4 – 1 – 2   
  
4. b) Uma reviravolta familiar deixa a protagonista abandonada à própria sorte, numa cidade que lhe é estranha, e impossibilitada de voltar ao antigo lar. Ao saber que Cícero Araújo, filho de uma conhecida da Paraíba, desapareceu em algum lugar dali, ela se lança numa busca frenética, que a levará às raias da insanidade.   

5. b) Nunca imaginei, entretanto, que chegaria um dia em que a pipoca iria me fazer sonhar.   

6. e) “num tempo sem nostalgia e sem utopias” (ref. 14) / numa época em que as pessoas não sentem saudades de tempos já vividos, nem sonham com um mundo ideal.    

7. e) Uma porta bateu na cozinha, mas ela não se assustou, ainda que, passados alguns minutos, pensasse que quem tivesse chegado demorava a aparecer.    

8. e) a ruptura com o “velho” se dá por quem ainda mantém laços com ele.    

9. d) surge associada a uma questão político-social nos quadrinhos e a um entrave social suavizado pela caridade no texto de Cora Coralina.   

10d) Pedro Bala, de Capitães da Areia, em especial ao completar sua trajetória de politização.   


 


Compartilhe no Google Plus

Sobre Portal do Vestibulando

O objetivo do site é fornecer material didático a todas as pessoas que buscam ampliar seus conhecimentos, vestibulandos ou não. Assim, caso você precise de algum material específico, entre em contato conosco para que possamos disponibilizar.