Eletricidade - Eletrodinâmica - Circuitos - Questões de Vestibulares



1. (Enem 2016) Três lâmpadas idênticas foram ligadas no circuito esquematizado. A bateria apresenta resistência interna desprezível, e os fios possuem resistência nula. Um técnico fez uma análise do circuito para prever a corrente elétrica nos pontos: A, B, C, D e E; e rotulou essas correntes de IA, IB, IC, ID E IE, Respectivamente. 
O técnico concluiu que as correntes que apresentam o mesmo valor são
a) IA = IE e IC = ID.
b) IA = IB e IC = ID.   
c) IA = IB, apenas.    
d) IA = IB = IE, apenas.    
e) IC = IB, apenas.    

2. (Epcar (Afa) 2017) A figura a seguir representa um circuito elétrico constituído por duas baterias de resistências internas desprezíveis e sete resistores ôhmicos.

Sendo que a máxima potência dissipada em cada resistor não poderá ultrapassar 10 W, a fem ɛ máxima que as baterias poderão apresentar é, em V,
a) 9   
b) 12   
c) 18   
d) 36   
  
3. (Fmp 2017) Numa instalação elétrica de um escritório, são colocadas 3 lâmpadas idênticas em paralelo conectadas a uma fonte de tensão.

Se uma das lâmpadas queimar, o que acontecerá com a corrente nas outras lâmpadas?
a) Aumentará por um fator 1,5.      
b) Aumentará por um fator 2.    
c) Diminuirá por um fator 1,5    
d) Diminuirá por um fator 2.    
e) Permanecerá a mesma.    
  
4. (Espcex (Aman) 2017) Um aluno irá montar um circuito elétrico com duas lâmpadas incandescentes, L1 e L2, de resistências elétricas constantes, que têm as seguintes especificações técnicas fornecidas pelo fabricante, impressas nas lâmpadas:

- L1: 30 V e 60 W;
- L2: 30 V e 30 W.

Além das duas lâmpadas, ele também usará um gerador ideal de tensão elétrica contínua de 60 V, um resistor ôhmico de 30Ω e fios condutores elétricos ideais.

Utilizando todo material acima descrito, a configuração da montagem do circuito elétrico, para que as lâmpadas funcionem corretamente com os valores especificados pelo fabricante das lâmpadas será:
 
5. (Upe-ssa 3 2017) Nas questões com respostas numéricas, considere o módulo da aceleração da gravidade como g = 10,0 m/s2, o módulo da carga do elétron como e = 1,6x10-19 C, o módulo da velocidade da luz como c = 3,0 x 108 m/s e utilize π = 3.

Tendo em vista a Lei Federal 13290/2016, que "Torna obrigatório o uso, nas rodovias, de farol baixo aceso durante o dia e dá outras providências...", um estudante de ensino médio está propondo um circuito para um carro elétrico. Nesse veículo, o motorista liga lâmpadas resistivas e motor simultaneamente, evitando, assim, uma infração de trânsito de gravidade média na qual ele estaria sujeito, ainda, ao pagamento de multa no valor de R$85,13. Das seguintes alternativas, qual permite ligar simultaneamente o motor e as lâmpadas na condição de máxima potência de funcionamento do sistema?

6. (Ufu 2016)  Dispondo de algumas pilhas idênticas, de resistência interna desprezível, fios e pequenas lâmpadas de mesma potência, um estudante monta alguns tipos diferentes de circuitos elétricos, conforme a figura a seguir. 

Em relação aos fios ideais, considere as afirmativas sobre a corrente que circula pelos circuitos.
I. A corrente circula pelo circuito 2 é menor que a do circuito 4.
II. A corrente que circula pelo circuito 1 é menor que a do circuito 3.
III. A corrente que circula pelo circuito 1 é menor que a do circuito 4.
IV. No circuito 2, quando a corrente passa pelo ponto A, ela é maior do que quando passa pelo B.

Assinale a alternativa que apresenta apenas afirmativas corretas.
a) I e II.   
b) II e III.   
c) I e IV.   
d) III e IV.   
  
7. (Imed 2016) O circuito elétrico representado abaixo é composto por fios e bateria ideais:
Com base nas informações, qual o valor da resistência R indicada?
a) 5Ω.   
b) 6Ω.   
c) 7Ω.   
d) 8Ω.   
e) 9Ω.   
  
8. (Unesp 2016)  Em um trecho de uma instalação elétrica, três resistores Ôhmicos idênticos e de resistência 80Ω cada um são ligados como representado na figura. Por uma questão de segurança, a maior potência que cada um deles pode dissipar, separadamente, é de 20 W.
Dessa forma, considerando desprezíveis as resistências dos fios de ligação entre eles, a máxima diferença de potencial, em volts, que pode ser estabelecida entre os pontos A e B do circuito, sem que haja riscos, é igual a
a) 30.   
b) 50.   
c) 20.   
d) 40.   
e) 60.  
Compartilhe no Google Plus

Sobre Portal do Vestibulando

O objetivo do site é fornecer material didático a todas as pessoas que buscam ampliar seus conhecimentos, vestibulandos ou não. Assim, caso você precise de algum material específico, entre em contato conosco para que possamos disponibilizar.