Brasil: Economia Mineradora - Gabarito


1. c) a presença da Companhia das Índias Ocidentais no nordeste da América portuguesa trouxe benefícios aos proprietários luso-brasileiros, como o financiamento da produção, mas reproduziu a lógica do colonialismo, ao concentrar a riqueza no setor mercantil e não no produtivo. 

2. e) nem todos os fluxos econômicos, durante o processo de colonização portuguesa na América, eram controlados pela Coroa portuguesa, revelando uma certa autonomia das elites coloniais em relação à burguesia metropolitana. 

3. d) a introdução da cultura da cana-de-açúcar com uso de trabalho compulsório e a instituição de um governo geral. 

4. c) o trabalho de escravos negros africanos no engenho de cana-de-açúcar; 

5. b) Os holandeses eram parceiros comerciais dos portugueses na atividade açucareira. 

6. a) agrícola, latifundiária, monocultora, escravocrata e exportadora. 

7. c) centralidade da produção açucareira e o esforço de obtenção de mão de obra qualificada e de articulação da empresa agrícola com outros setores da economia. 

8. a) O domínio da grande propriedade rural conviveu com a existência de produção agrícola em pequenos lotes de terras. 

9. a) dependia da produção de açúcar para exportação, produzido com trabalho de escravos. 

10. d) Os grandes engenhos desenvolviam todas as etapas de produção do açúcar, do plantio, passando pela moagem, a purga, a secagem e até a embalagem. 

11. d) A mão de obra utilizada nos engenhos, escrava ou livre, muitas vezes, era formada por trabalhadores especializados. 

12. a) um recurso instituído para cobrar os impostos atrasados. A região das minas deveria entregar a Portugal anualmente 100 arrobas (1500 kg) de ouro; caso essa quantia não fosse entregue, o valor restante seria cobrado de toda a população, que teria que completar em dinheiro o equivalente as 100 arrobas.
  
Compartilhe no Google Plus

Sobre Portal do Vestibulando

O objetivo do site é fornecer material didático a todas as pessoas que buscam ampliar seus conhecimentos, vestibulandos ou não. Assim, caso você precise de algum material específico, entre em contato conosco para que possamos disponibilizá-lo!