Recursos Hídricos - Questões de Vestibulares

1. (Ufjf-pism 1 2017) Observe a figura.


Segundo as Nações Unidas, cerca de 3,3 milhões de pessoas morreram no mundo em consequência de desastres naturais entre 1970 e 2010, com um aumento significativo dos atingidos nas últimas duas décadas. Desde o ano de 1990 até os dias de hoje, foram contabilizados 8,2 mil casos de desastres, nos quais 5,6 bilhões de pessoas foram atingidas.

Os desastres naturais vêm atingindo um contingente populacional cada vez maior em função
a) da crescente concentração urbana e o grau de vulnerabilidade da população.   
b) do aquecimento global e aumento dos eventos extremos.   
c) do aumento do volume e concentração das chuvas nas áreas urbanas.   
d) da falta de confiança pela população na previsão de tempo.   
e) da retirada da cobertura vegetal e aumento do volume de precipitações.   

2. (Ufjf-pism 1 2017) Observe a figura.
 
A figura ilustra um processo comum nos cursos d’água. Ele pode ser denominado por:
a) Assoreamento.   
b) Lixiviação.    
c) Erosão.    
d) Intemperismo.    
e) Rastejamento.    
  
3. (Uemg 2017) Analise os gráficos a seguir:


Sobre o uso dos recursos hídricos pelas diversas atividades humanas, é correto afirmar que
a) a utilização excessiva, no espaço agrário em desenvolvimento, deve-se à elevada produção por hectare das policulturas irrigadas.   
b) a reduzida parcela de consumo hídrico doméstico no mundo demonstra a eficácia generalizada das políticas de educação ambiental.   
c) o aumento gradual no consumo do recurso está associado à universalização do acesso a este bem pela população mundial socialmente vulnerável.   
d) o avanço do modo de vida consumista, no contexto capitalista globalizado, tem resultado no aumento da apropriação da água por setores econômicos privados.   
  
4. (Unesp 2017) A Pegada Hídrica é uma ferramenta de gestão de recursos hídricos que indica o consumo de água doce com base em seus usos direto e indireto. “Precisamos desconstruir a percepção de que a água vem apenas da torneira [um uso direto] e que simplesmente consertar um pequeno vazamento é o bastante para assumir uma atitude sustentável”, ressalta Albano Araujo, coordenador da Estratégia de Água Doce da Nature Conservancy.
 www.wwf.org.br. Adaptado.

Considerando o excerto e os conhecimentos acerca do consumo de água no planeta, é correto afirmar que o uso indireto de água doce corresponde
a) à comercialização de água sob a forma de produto final.   
b) ao emprego de água extraída de reservas subterrâneas para o abastecimento público.   
c) à quantidade de água utilizada para a fabricação de bens de consumo.   
d) ao aproveitamento doméstico da água resultante de processos de despoluição.   
e) à distribuição de água oriunda de represas distantes do consumidor final.   

5. (Uece 2016) Os impactos ambientais resultantes do rompimento da barragem de uma mineradora em Mariana-MG, no mês de novembro, são os mais diversos, estendendo-se pelos meios bióticos, abióticos e sociais, e ainda estão longe de ser totalmente mitigados.  

Conceitualmente, impacto ambiental pode ser entendido como
a) qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, que afetam a saúde, a segurança e o bem-estar da população, as atividades sociais e econômicas, a biota, as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente e a qualidade dos recursos ambientais.   
b) modificações ou alterações naturais de ordem física ocorridas sobre os recursos hídricos de uma determinada bacia hidrográfica apenas de forma direta e com longa duração.   
c) os desequilíbrios ocorridos nos ecossistemas associados necessariamente aos recursos hídricos de origem antrópica ou natural, que podem ser mensurados em matrizes de impacto ambiental e previstos em EIA-RIMA.   
d) a mudança de um determinado parâmetro ambiental, num determinado período e numa determinada área, resultante de uma dada atividade, com impactos somente no meio socioeconômico.   
  
6. (Fac. Albert Einstein - Medicin 2016) "A recuperação e manutenção das áreas próximas às nascentes e rios, bem como a ocupação disciplinada da terra e medidas de controle da erosão têm efeitos positivos na proteção dos recursos hídricos, tanto no volume quanto na qualidade da água presente no manancial."
(Eduardo Dibieso. A fonte do conhecimento. São Paulo: Jornal da Unesp no 309, abril 2015, p. 8)


Não basta apenas chover. Ações de proteção de recursos hídricos estocados em mananciais são de grande importância. A esse respeito é correto dizer que
a) matas ciliares que protegem nossos rios e represas estão perdendo sua eficácia na proteção, pois com as constantes secas que nos atingem, elas estão desaparecendo.   
b) a principal forma de proteção dos recursos hídricos nos rios e nos mananciais é a recuperação e a manutenção, em dimensões adequadas, de matas ciliares.   
c) em vista da gravidade das crises hídricas, nossas leis ambientais têm se tornado mais rígidas, o que já gera efeitos positivos nas áreas de mananciais urbanos.   
d) o essencial em termos de recursos hídricos é a proteção das nascentes com a manutenção de florestas. Com isso garante-se a existência adequada de um rio.   
  
7. (Cftmg 2016)  Leia o trecho e observe o mapa a seguir.

O maior potencial de águas subterrâneas ocorre em áreas sedimentares. O Aquífero Guarani é a maior reserva subterrânea de água doce que há no Brasil. Estende-se por Uruguai, Argentina e Paraguai.
Fonte: SIMIELLI, M. E. Geoatlas. São Paulo: Editora Ática, 2009.


As dificuldades que permeiam a gestão do aquífero, representado no mapa, NÃO estão relacionadas à 
a) localização em áreas densamente povoadas.   
b) abrangência de Estados com interesses diversos.   
c) susceptibilidade à poluição em pontos de recarga.   
d) homogeneidade de espécies fitogeográficas da área.   
  
8. (Pucrj 2015) 
Entendendo que as setas do esquema significam a água entrando na superfície, ou dela saindo, os nomes LIVRE, SUSPENSO, CONFINADO e COSTEIRO referem-se a uma determinada estrutura líquida do planeta chamada:
a) gêiser.   
b) aquífero.   
c) nascente.   
d) bacia.   
e) foz.   
  
9. (Acafe 2015) A água é um recurso renovável, porém limitado. O seu uso vem aumentando consideravelmente, trazendo junto enorme preocupação. A cidade de São Paulo vem sentindo neste segundo semestre a falta desse líquido precioso.

Sobre a água, todas as alternativas estão corretas, exceto a:
a) O aumento populacional do globo, o crescimento das cidades sem planejamento, o desperdício e a poluição dos recursos hídricos vem reduzindo cada vez mais a disponibilidade de água no planeta.  
b) A região hidrográfica Amazônica, a mais extensa do Brasil, e atravessada pela bacia do rio Amazonas, dotada do maior potencial hidrelétrico, ainda pouco utilizado, mas já gerador de projetos polêmicos como a usina de Belo Monte, no rio Xingu.   
c) O modelo atual de desenvolvimento assegura a equidade no acesso à água em todo o mundo e, desta maneira, não há necessidade de alteração do processo em curso, cujas projeções futuras são favoráveis a todas as gerações.   
d) A utilização inadequada, a distribuição irregular na superfície terrestre e o consumo desigual entre os países e entre setores econômicos tornam o abastecimento de água mais preocupante para as futuras gerações.   
  
10. (Ifsc 2015) 
Com base na charge acima leia e analise as seguintes afirmações:

I. A zona saturada de água no subsolo foi dividida pela cerca, permitindo o acesso somente para uma pessoa.
II. A charge satiriza a exclusão ao acesso a um recurso vital.
III. As águas subterrâneas podem ser encontradas quando um meio de acesso atinge o nível do lençol freático.
IV. O acesso à água é importante para garantir a agricultura e o abastecimento humano.
V. Parte da população mundial utiliza a água subterrânea para suas necessidades diárias de consumo.

Assinale a alternativa CORRETA.
a) Apenas as afirmações II, III, IV e V são verdadeiras.   
b) Apenas as afirmações II, III e V são verdadeiras.   
c) Apenas as afirmações I, II, III e V são verdadeiras.   
d) Apenas as afirmações I, III, IV e V são verdadeiras.   
e) Todas as afirmações são verdadeiras.   
 
Compartilhe no Google Plus

Sobre Portal do Vestibulando

O objetivo do site é fornecer material didático a todas as pessoas que buscam ampliar seus conhecimentos, vestibulandos ou não. Assim, caso você precise de algum material específico, entre em contato conosco para que possamos disponibilizar.