Teoria Sociológica: Metodologia - Questões de Vestibulares


1. (Ueg 2016) O objeto de estudo da sociologia, para Durkheim, é o fato social, que deve ser tratado como “coisa” e o sociólogo deve afastar suas prenoções e preconceitos. A construção durkheimiana do objeto de estudo da sociologia pode ser considerada
a) positivista, pois se fundamenta na busca de objetividade e neutralidade.   
b) dialética, pois reconhece a existência de uma realidade exterior ao pesquisador.   
c) kantiana, pois trata da “coisa em si” e realiza a coisificação da realidade.   
d) nietzschiana, pois coloca a “vontade de poder” como fundamento para a pesquisa.   
e) weberiana, pois aborda a ação social racional atribuída por um sujeito.   
  
2. (Uem 2016) “(...) Durkheim observa a coesão social, ou seja, o grau de integração de cada sociedade. Em sociedades que desenvolveram muito a divisão do trabalho predomina uma dinâmica dupla. Ao mesmo tempo em que ocorre uma diferenciação profissional, cria-se uma interdependência funcional entre os indivíduos.”
(MACHADO, I. J. de R. et al. Sociologia hoje. São Paulo: Ática, 2013, p. 122).

Considerando o trecho citado e conhecimentos sobre as perspectivas teórica e metodológica em Durkheim, assinale o que for correto.
01) A teoria de Durkheim destaca a regularidade e a funcionalidade dos fatos sociais.   
02) Émile Durkheim estudou profundamente o suicídio e associou suas taxas de ocorrência aos graus de solidariedade social de diferentes grupos.   
04) As relações entre classes sociais e processos de dominação na sociedade industrial são temas centrais na sociologia de Durkheim.   
08) O método sociológico proposto por Durkheim pode ser aplicado ao estudo dos mais diversos fenômenos coletivos, tais como a moda, a religião e a educação.   
16) O desenvolvimento de uma consciência individual e o problema da tomada de decisão subjetiva orientada por finalidades afetivas ou racionais são elementos que integram as teses sociológicas da análise de Durkheim.   
  
3. (Uema 2016) A Sociologia, tradicionalmente, é a ciência que estuda a sociedade. Expressão abstrata, visto que não há uma definição precisa. Mas, a literatura indica que toda sociedade deriva de grupos sociais, compreendidos como “um agregado de seres humanos no qual (1) existem relações específicas entre indivíduos que o compreendem e (2) cada indivíduo tem consciência do próprio grupo e de seus símbolos”. É necessário, portanto, que haja interação e identidade entre os membros do grupo. 
OUTHWAITE, William; BOTTOMORE, Tom (editores). Dicionário do pensamento social do século XX. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996.
GIDDENS, Anthony. Sociologia. Porto Alegre: Artmed, 2005.
OLIVEIRA, Pérsio Santos de. Introdução à Sociologia. São Paulo: Ática, 2008.

Um exemplo de grupo social é (são)
a) multidão em um domingo na praia.   
b) pessoas em uma fila de cinema.   
c) alunos em uma sala de aula.   
d) jovens em festival de música.   
e) indivíduos lendo jornal.   
  
4. (Ufu 2015) A concepção da Sociologia de Durkheim se baseia em uma teoria do fato social. Seu objetivo é demonstrar que pode e deve existir uma Sociologia objetiva e científica, conforme o modelo das outras ciências, tendo por objeto o fato social.
ARON, R. As etapas do pensamento sociológico. São Paulo: Martins Fontes, 1995. p. 336.

Em vista do exposto, assinale a alternativa correta.
a) Durkheim demonstrou que o fato social está desconectado dos padrões de comportamento culturais do indivíduo em sociedade e, portanto, deve ser usado para explicar apenas alguns tipos de sociedade.   
b) Segundo Durkheim, a primeira regra, e a mais fundamental, é considerar os fatos sociais como coisas para serem analisadas.   
c) O estado normal da sociedade para Durkheim é o estado de anomia, quando todos os indivíduos exercem bem os fatos sociais.   
d) A solidariedade orgânica, para Durkheim, possui pequena divisão do trabalho social, como pode ser demonstrada pela análise dos fatos sociais da sociedade.   
  
5. (Unioeste 2013) A Sociologia de Max Weber é considerada uma ciência compreensiva e explicativa. Na sua concepção, compete ao sociólogo compreender e interpretar a ação dos indivíduos, assim como os valores pelos quais os indivíduos compreendem suas próprias intenções pela introspecção ou pela interpretação da conduta de outros indivíduos.

Sobre a sociologia compreensiva de Max Weber, é correto afirmar que
a) segundo o método da sociologia compreensiva de Max Weber, há uma ênfase metodológica sobre a sociedade como a unidade inicial da explicação para se chegar a significados objetivos de ação social.    
b) na sociologia compreensiva de Max Weber, a primeira tarefa da sociologia é reformar a sociedade ou gerar algum tipo de teoria revolucionária. Weber herda efetivamente um ponto de vista sociológico compreensivo imputado à escola marxista.   
c) para Max Weber, a sociologia está voltada unicamente para a compreensão dos fenômenos sociais. Na sociologia compreensiva, o homem não consegue compreender as intenções dos outros em termos de suas intenções professadas.   
d) no método compreensivo de Weber, os fenômenos sociais são considerados como a simples expressão de causas exteriores que se impõem aos indivíduos. Weber define a sociologia compreensiva em termos de fatos sociais e não em termos de atividade ou ação.   
e) Max Weber entende por sociologia compreensiva uma ciência que se propõe a compreender a atividade social e, deste modo, explicar causalmente seu desenrolar e seus efeitos. Para explicar o mundo social, importa compreender também a ação dos seres humanos do ponto de vista do sentido e dos valores.   
  
6. (Uel 2014) Na obra As regras do método sociológico, Émile Durkheim estabelece sua metodologia de análise e define o fato social como objeto de estudo da sociologia, ressaltando o papel dessa ciência na sociedade contemporânea e na relação entre indivíduo e sociedade. Em um trecho da obra, lê-se:

Não estou obrigado a falar o mesmo idioma que meus compatriotas, nem a empregar as mesmas moedas legais; mas é impossível agir de outra maneira. Minha tentativa fracassaria lamentavelmente, se procurasse escapar dessa necessidade. Se sou industrial, nada me proíbe de trabalhar utilizando processos e técnicas do século passado; mas, se o fizer, terei a ruína como resultado inevitável. Mesmo quando posso realmente me libertar dessas regras e violá-las com sucesso, vejo-me sempre obrigado a lutar contra elas. 
(DURKHEIM, É. As regras do método sociológico. 5.ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1968. p.3.)

Com base no enunciado e nos conhecimentos sobre o método sociológico, responda aos itens a seguir.
a) Quais características definem o “fato social”?
Qual delas é preponderante no trecho selecionado?
b) Segundo Durkheim, explique consciência coletiva e consciência individual.
  
7. (Uema 2014) Articule o fragmento do artigo I, A bruxa nos relógios, da escritora Lya Luft, ao se referir à questão do estranhamento e da desnaturalização do fenômeno social, com a reflexão de Bauman, em Aprendendo a pensar com a Sociologia, fragmento II.

I. “Quando criança, eu achava que no relógio de parede do sobrado de uma de minhas avós, aquele que soava horas, meias horas, quartos de horas que me assustavam nas madrugadas insones em que eu eventualmente dormia lá, morava uma feiticeira que tricotava freneticamente, com agulhas de metal, tique-taque, tique-taque, tecendo em longas mantas o tempo da nossa vida.
Nessas reflexões, e observações, mais uma vez constatei o que todo mundo sabe: vivemos a idolatria da juventude – e do poder, do dinheiro, da beleza física e do prazer. Muitos gostariam de ficar para sempre embalsamados em seus 20 ou 30 anos. Ou ter aos 60, “alma jovem”, o que acho muito discutível, pois deve ser bem melhor ter na maturidade ou na velhice uma alma adequada, o que não significa mofada e áspera...” 
LUFT, Lya. “A bruxa nos relógios”. In: Veja, Abril, Ed. 2344, ano 46, n.43, 23 out. 2013, p.28.


II. O pensamento sociológico provoca a desnaturalização e o estranhamento nos estudos dos fenômenos sociais. Há uma tendência recorrente de explicar as relações sociais, visto que o pensar sociológico é uma forma de “[...] compreender o mundo dos homens que também abre a possibilidade de pensá-lo de diferentes maneiras” 
BAUMAN; MAY. Aprendendo a pensar com a sociologia. Rio de Janeiro: Ed. Zahar, 2010. (adaptado)

A partir dos fragmentos apresentados, explicite a contribuição da Sociologia como ciência social da modernidade.
  
8. (Unicentro 2012)  Do ponto de vista do agente, o motivo é o fundamento da ação; para o sociólogo, cuja tarefa é compreender essa ação, a reconstrução do motivo é fundamental, porque, da sua perspectiva, ele figura como a causa da ação. Numerosas distinções podem ser estabelecidas e Weber realmente o faz. No entanto, apenas interessa assinalar que, quando se fala de sentido na sua acepção mais importante para a análise, não se está cogitando da gênese da ação, mas sim daquilo para o que ela aponta, para o objetivo visado nela; para o seu fim, em suma. 
COHN, Gabriel (Org.). Max Weber: sociologia. São Paulo: Ática, 1979.

A categoria weberiana que melhor explica o texto em evidência está explicitada em
a) A ação social possui um sentido que orienta a conduta dos atores sociais.   
b) A luta de classes tem sentido porque é o que move a história dos homens.   
c) Os fatos sociais não são coisas, e sim acontecimentos que precisam ser analisados.   
d) O tipo ideal é uma construção teórica abstrata que permite a análise de casos particulares.   
e) O sociólogo deve investigar o sentido das ações que não são orientadas pelas ações de outros.   
  
9. (Upe 2013)  A Sociologia nasce no século XIX com o objetivo de combater a visão de mundo predominante nesse período, defendendo o estudo da ação coletiva e social. Assim, o objeto de estudo da Sociologia é definido como um conjunto de relacionamentos, que os homens estabelecem entre si, na vida em sociedade, num determinado contexto histórico. Na tirinha a seguir, percebe-se um objeto de estudo da Sociologia, que representa o modo de pensar, sentir e agir de um grupo social.



Assinale a alternativa que contém a principal característica desse objeto de estudo.
a) Igualdade   
b) Individualismo   
c) Liberdade   
d) Coerção   
e) Solidariedade   
  
10. (Unioeste 2013)  O sociólogo francês Émile Durkheim (1858-1917), em sua obra As Regras do Método Sociológico, ocupou-se em estabelecer o objeto de estudo da sociologia. Entre as constatações de Durkheim, está a de que o fato social não pode ser definido pela sua generalidade no interior de uma sociedade. Nessa obra, Durkheim elabora um tratamento científico dos fatos sociais e cria uma base para a sociologia no interior de um conjunto coeso de disciplinas sociais, visando fornecer uma base racional e sistemática da sociedade civil.

Sobre o significado do fato social para Durkheim, é correto afirmar que
a) os fenômenos sociais, embora obviamente inexistentes sem os seres humanos, residem nos seres humanos como indivíduos, ou seja, os fatos sociais são os estados mentais ou emoções dos indivíduos.   
b) os fatos sociais, parecem, aos indivíduos, uma realidade que pode ser evitada, de maneira que se apresenta dependente de sua vontade. Nesse sentido, desobedecer a uma norma social não conduz o indivíduo a sanções punitivas.   
c) a proposição fundamental do método de Durkheim é a de que os fatos sociais devem ser tratados como coisas, ou seja, como objeto do conhecimento que a inteligência não penetra de forma natural, mas através da observação e da experimentação.   
d) Durkheim considera os fatos sociais como coisas materiais. Pode-se afirmar, portanto, que todo objeto de ciência é uma coisa material e deve ser abordado a partir do princípio de que o seu estudo deve ser abordado sem ignorar completamente o que são.   
e) os fatos sociais são semelhantes aos fatos psíquicos, pois apresentam um substrato semelhante e evoluem no mesmo meio, de maneira que dependem das mesmas condições.    
Compartilhe no Google Plus

Sobre Portal do Vestibulando

O objetivo do site é fornecer material didático a todas as pessoas que buscam ampliar seus conhecimentos, vestibulandos ou não. Assim, caso você precise de algum material específico, entre em contato conosco para que possamos disponibilizá-lo.

0 comentários:

Postar um comentário