Teoria Sociológica: Metodologia - Gabarito


1. a) positivista, pois se fundamenta na busca de objetividade e neutralidade.   
  
2. 01 + 02 + 08 = 11
  
3. c) alunos em uma sala de aula.   

4. b) Segundo Durkheim, a primeira regra, e a mais fundamental, é considerar os fatos sociais como coisas para serem analisadas.   
  
5. e) Max Weber entende por sociologia compreensiva uma ciência que se propõe a compreender a atividade social e, deste modo, explicar causalmente seu desenrolar e seus efeitos. Para explicar o mundo social, importa compreender também a ação dos seres humanos do ponto de vista do sentido e dos valores.   
  
6. a) Características do fato social: generalidade, coercitividade e exterioridade. Sendo que o que prepondera no trecho é a coercitividade.

b) “Consciência coletiva” é o conjunto de crenças e sentimentos comuns à média dos membros de uma mesma sociedade, formando um sistema com vida própria, que exerce uma força coercitiva sobre os seus membros.
“Consciência individual” é o que cada pessoa tem de particular e que faz com que um indivíduo seja diferente dos demais; encontra-se submetida à consciência coletiva.  
  
7.  A sociologia é uma ciência comprometida em compreender os fenômenos sociais da sociedade moderna. Desta maneira, ela se distingue de outras explicações justamente por se propor a estranhar e desnaturalizar nossas certezas e verdades, tal como afirma Bauman. É exatamente isso que Lya Luft revela ao repensar aquilo que fora sua infância e como as pessoas se relacionam com seu passado.  
  
8. a) A ação social possui um sentido que orienta a conduta dos atores sociais.   
  
9. d) Coerção   
  
10. c) a proposição fundamental do método de Durkheim é a de que os fatos sociais devem ser tratados como coisas, ou seja, como objeto do conhecimento que a inteligência não penetra de forma natural, mas através da observação e da experimentação.   

Compartilhe no Google Plus

Sobre Portal do Vestibulando

O objetivo do site é fornecer material didático a todas as pessoas que buscam ampliar seus conhecimentos, vestibulandos ou não. Assim, caso você precise de algum material específico, entre em contato conosco para que possamos disponibilizá-lo!