Genética - 1ª Lei de Mendel



CONCEITOS BÁSICOS DE GENÉTICA GENE: É um segmento de DNA responsável pela determinação de um caráter hereditário (unidade de transmissão hereditária).

CROMOSSOMOS HOMÓLOGOS: São cromossomos que apresentam a mesma forma, o mesmo tamanho e a mesma posição do centrômero, sendo um de origem materna e outro de origem paterna.

LOCO/LOCUS: Espaço físico ocupado pelo gene no cromossomo (endereço).

GENES ALELOS: São genes que determinam um mesmo caráter. Eles se situam no mesmo locus em cromossomos homólogos.

HOMOZIGOTO OU PURO: Indivíduo que apresenta, no par de genes para certo caráter, dois alelos iguais, sendo um proveniente do pai e outro da mãe. Exemplo: AA ou aa

HETEROZIGO OU HÍBRIDO: São pares de genes que determinam uma característica, mas apresentam manifestações diferentes.
Exemplo: Aa

DOMINANTE: São genes que se manifestam tanto em homozigose, quanto em heterozigose. Estes tipos de genes, sempre são simbolizados pela letra maiúscula do alfabeto, como, por exemplo: cor amarela das sementes das ervilhas – VV ou Vv.

RECESSIVO: Os genes recessivos são simbolizados pela letra minúscula do alfabeto e só se manifestam quando estão em homozigose, como, por exemplo: cor verde das sementes das ervilhas – vv.

FENÓTIPO: É qualquer particularidade de um indivíduo, como: a cor dos cabelos, cor dos olhos, os grupos sanguíneos são exemplos de fenótipos.

GENÓTIPO: O termo genótipo pode ser aplicado tanto ao conjunto total de genes de um indivíduo como a cada par de genes em particular. Os filhos herdam dos pais o genótipo que tem a potencialidade de expressar os respectivos fenótipos. Um genótipo pode expressar diferentes fenótipos, dependendo de sua interação com o meio. Portanto: Genótipo + Meio = Fenótipo  

I LEI DE MENDEL“As características hereditárias são determinadas por um par de fatores (genes), os quais se separam na formação dos gametas”.  

CODOMINÂNCIA OU AUSÊNCIA DE DOMINÂNCIA: São casos na genética onde não ocorre dominância de um alelo sobre outro, sendo o fenótipo resultante, equivalente à soma dos seus alelos (genes).Um caso clássico de codominância ocorre na determinação das cores das pétalas das flores da espécie Mirabilis jalapa (Planta Maravilha).

A Planta maravilha apresenta três cores:  


Cruzando-se maravilha com pétalas branca com maravilha de pétalas vermelha, obtemos os seguintes resultados:  

Fonte: UFSC
Compartilhe no Google Plus

Sobre Portal do Vestibulando

O objetivo do site é fornecer material didático a todas as pessoas que buscam ampliar seus conhecimentos, vestibulandos ou não. Assim, caso você precise de algum material específico, entre em contato conosco para que possamos disponibilizar.