Movimento Uniforme e Uniformemente Variado - Questões de Vestibulares

1. (Unesp 2016)  Em uma viagem de carro com sua família, um garoto colocou em prática o que havia aprendido nas aulas de física. Quando seu pai ultrapassou um caminhão em um trecho reto da estrada, ele calculou a velocidade do caminhão ultrapassado utilizando um cronômetro.


O garoto acionou o cronômetro quando seu pai alinhou a frente do carro com a traseira do caminhão e o desligou no instante em que a ultrapassagem terminou, com a traseira do carro alinhada com a frente do caminhão, obtendo 8,5 s para o tempo de ultrapassagem.

Em seguida, considerando a informação contida na figura e sabendo que o comprimento do carro era 4 m e que a velocidade do carro permaneceu constante e igual a 30 m/s ele calculou a velocidade média do caminhão, durante a ultrapassagem, obtendo corretamente o valor
a) 24 m/s
b) 21 m/s
c) 22 m/s
d) 26 m/s
e) 28 m/s
  
2. (Ufrgs 2016)  Pedro e Paulo diariamente usam bicicletas para ir ao colégio. O gráfico abaixo mostra como ambos percorreram as distâncias até o colégio, em função do tempo, em certo dia.
 
Com base no gráfico, considere as seguintes afirmações.
I. A velocidade média desenvolvida por Pedro foi maior do que a desenvolvida por Paulo.
II. A máxima velocidade foi desenvolvida por Paulo.
III. Ambos estiveram parados pelo mesmo intervalo de tempo, durante seus percursos.

Quais estão corretas?
a) Apenas I.   
b) Apenas II.   
c) Apenas III.   
d) Apenas II e III.   
e) I, II e III.   
  
3. (Fatec 2016) Nos primeiros Jogos Olímpicos, as provas de natação eram realizadas em águas abertas, passando a ser disputadas em piscinas olímpicas em 1908. Atualmente, os sensores instalados nas piscinas cronometram, com precisão, o tempo dos atletas em até centésimos de segundo. Uma das disputas mais acirradas é a prova masculina de 50 m em estilo livre. Observe o tempo dos três medalhistas dessa prova nos Jogos de Londres em 2012.

Florent
Manaudou
(FRA)
Cullen
Jones
(EUA)
César Cielo
Filho
(BRA)
21,34 s
21,54 s
21,59 s

Considerando a velocidade média dos atletas, quando o vencedor completou a prova, a distância entre César Cielo e o ponto de chegada era de, aproximadamente,
a) 0,49 cm
b) 0,58 cm
c) 0,58 m
d) 4,90 m
e) 5,80 m
  
4. (Unisinos 2016) Por decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, em 2015 celebra-se o Ano Internacional da Luz, em reconhecimento à importância das tecnologias associadas à luz na promoção do desenvolvimento sustentável e na busca de soluções para os desafios globais nos campos da energia, educação, agricultura e saúde.
 
Considere a velocidade da luz no vácuo igual a 3,0 x 108 m/s. Para percorrer a distância entre a Terra e a Lua, que é de 3,9 x 105 km, o tempo que a luz leva, em segundos, é de, aproximadamente,  
a) 0,0013
b) 0,77
c) 1,3
d) 11,7
e) 770   
  
5. (Uerj 2016)  O número de bactérias em uma cultura cresce de modo análogo ao deslocamento de uma partícula em movimento uniformemente acelerado com velocidade inicial nula. Assim, pode-se afirmar que a taxa de crescimento de bactérias comporta-se da mesma maneira que a velocidade de uma partícula.
Admita um experimento no qual foi medido o crescimento do número de bactérias em um meio adequado de cultura, durante um determinado período de tempo. Ao fim das primeiras quatro horas do experimento, o número de bactérias era igual a 8 x 105.


Após a primeira hora, a taxa de crescimento dessa amostra, em número de bactérias por hora, foi igual a:
a) 1,0 x 105
b) 2,0 x 105
c) 4,0 x 105
d) 8,0 x 105
  
6. (Unicamp 2016) A demanda por trens de alta velocidade tem crescido em todo o mundo. Uma preocupação importante no projeto desses trens é o conforto dos passageiros durante a aceleração. Sendo assim, considere que, em uma viagem de trem de alta velocidade, a aceleração experimentada pelos passageiros foi limitada a amax = 0,09g,  onde g = 10 m/s2 é a aceleração da gravidade. Se o trem acelera a partir do repouso com aceleração constante igual a amax, a distância mínima percorrida pelo trem para atingir uma velocidade de 1080 km/h corresponde a
a) 10 km
b) 20 km
c) 50 km
d) 100 km  
  
7. (Pucrs 2016) Analise o gráfico abaixo. Ele representa as posições x em função do tempo t de uma partícula que está em movimento, em relação a um referencial inercial, sobre uma trajetória retilínea. A aceleração medida para ela permanece constante durante todo o trecho do movimento.
 
Considerando o intervalo de tempo entre 0 e t2,  qual das afirmações abaixo está correta?
a) A partícula partiu de uma posição inicial positiva.   
b) No instante t1, a partícula muda o sentido do seu movimento.   
c) No instante t1, a partícula está em repouso em relação ao referencial.   
d) O módulo da velocidade medida para a partícula diminui durante todo o intervalo de tempo.   
e) O módulo da velocidade medida para a partícula aumenta durante todo o intervalo de tempo.   
  
8. (Uemg 2016)  “Kimbá caminhava firme, estava chegando. Parou na porta do prédio, olhando tudo. Sorriu para o porteiro. O elevador demorou.”
EVARISTO, 2014, p. 94.
 Ao ler o texto, dois candidatos fizeram as seguintes afirmações:

Candidato 1: Kimbá caminhava firme, mas diminuiu sua velocidade, pois estava chegando. Enquanto ela parava, a força resultante e a aceleração de Kimbá tinham a mesma direção e sentido, mas sentido contrário à sua velocidade.

Candidato 2: Kimbá parou em frente à porta do prédio. Nessa situação, a velocidade e a aceleração dela são nulas, mas não a força resultante, que não pode ser nula para manter Kimbá em repouso.

Fizeram afirmações CORRETAS: 
a) Os candidatos 1 e 2.    
b) Apenas o candidato 1.    
c) Apenas o candidato 2.    
d) Nenhum dos dois candidatos.   
  
9. (Ueg 2016)  Leia o gráfico a seguir.


As informações obtidas na leitura do gráfico permitem dizer que
a) a velocidade inicial é 12 m/s.   
b) A velocidade é nula em 2,0 s.   
c) A velocidade final é de – 12 m/s.   
d) o espaço percorrido foi de 12 m.   
e) a aceleração escalar é de 12 m/s2.   
  
10. (IFBA 2016) Um garoto, treinando arremesso de pedras com uma atiradeira, gira o dispositivo de 0,80 m de comprimento sobre sua cabeça, descrevendo um movimento circular com velocidade constante e aceleração radial de 370,00 m/s2, conforme diagrama. Num certo instante de tempo, a pedra é lançada tangencialmente à trajetória e atinge o solo numa posição de 10,00 m em relação ao garoto. Considere desprezível a resistência do ar e g = 10,00 m/s2. Assim, podemos afirmar que a altura do garoto, em metros, é, aproximadamente, igual a:


a) 1,50   
b) 1,58   
c) 1,69   
d) 1,81
e) 1,92   
Compartilhe no Google Plus

Sobre Portal do Vestibulando

O objetivo do site é fornecer material didático a todas as pessoas que buscam ampliar seus conhecimentos, vestibulandos ou não. Assim, caso você precise de algum material específico, entre em contato conosco para que possamos disponibilizá-lo.

0 comentários:

Postar um comentário