Termologia: Gases - Questões de Vestibulares


1. (Unisc 2016) Uma bolha de ar, com volume de 1,5cm3, forma-se no fundo de um lago, a 20m de profundidade, e sobe até atingir a superfície. A pressão atmosférica no local tem valor de 1,0atm e a temperatura do lago é a mesma em qualquer profundidade. Defina a transformação sofrida pela bolha de ar ao se deslocar do fundo até a superfície, o valor da pressão, em atmosferas, sobre a bolha no fundo do lago e qual o volume da bolha ao atingir a superfície. 

(Lembre-se que uma coluna de água de 10 m de altura exerce uma pressão de, aproximadamente, 1,0 atm.)

a) Isotérmica, 3,0 atm e 4,5 cm3   
b) Isotérmica, 4,5 atm e 3,0 cm3   
c) Isotérmica, 2,0 atm e 3,0 cm3   
d) Isométrica, 3,0 atm e 4,5 cm3   
e) Isobárica, 4,5 atm e 3,0cm3   
  
2. (Fuvest 2016) Uma garrafa tem um cilindro afixado em sua boca, no qual um êmbolo pode se movimentar sem atrito, mantendo constante a massa de ar dentro da garrafa, como ilustra a figura. Inicialmente, o sistema está em equilíbrio à temperatura de 27ºC. O volume de ar na garrafa é igual a 600cm3 e o êmbolo tem uma área transversal igual a 3 cm2 Na condição de equilíbrio, com a pressão atmosférica constante, para cada 1ºC de aumento da temperatura do sistema, o êmbolo subirá aproximadamente
 
Note e adote:
- 0 ºC = 273K
- Considere o ar da garrafa como um gás ideal.
a) 0,7 cm   
b) 1,4 cm   
c) 2,1 cm   
d) 3,0 cm   
e) 6,0 cm   

3. (Ufrgs 2016) Nos gráficos I e II abaixo, p representa a pressão a que certa massa de gás ideal está sujeita, T a sua temperatura e V o volume por ela ocupado.

Escolha a alternativa que identifica de forma correta as transformações sofridas por esse gás, representadas, respectivamente, em I e II.
a) Isobárica e isocórica.    
b) Isotérmica e isocórica.   
c) Isotérmica e isobárica.   
d) Isocórica e isobárica.   
e) Isocórica e isotérmica.    
  
4. (Ufrgs 2016)  Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.

Segundo a Teoria Cinética dos Gases, um gás ideal é constituído de um número enorme de moléculas, cujas dimensões são desprezíveis, comparadas às distâncias médias entre elas.
As moléculas movem-se continuamente em todas as direções e só há interação quando elas colidem entre si. Nesse modelo de gás ideal, as colisões entre as moléculas são __________, e a energia cinética total das moléculas __________.
a) elásticas – aumenta   
b) elásticas – permanece constante   
c) elásticas – diminui   
d) inelásticas – aumenta   
e) inelásticas – diminui   
  
5. (Fgv 2015) O gráfico ilustra o comportamento das pressões (p), em função dos volumes (V), em duas transformações consecutivas, AB e BC sofridas por certa massa de gás encerrada em um recipiente dotado de êmbolo, como o cilindro de um motor à explosão. Sabe-se que há uma relação entre os volumes ocupados pelo gás na transformação AB (VA = 2 . VB), e também entre as pressões pc = 2 . pB = 4 . pA). 
 
É correto afirmar que as transformações AB e BC pelas quais o gás passou foram, respectivamente,
a) isotérmica e isométrica.   
b) isotérmica e isobárica.   
c) adiabática e isométrica.   
d) adiabática e isobárica.   
e) isométrica e isotérmica.   
  
6. (Mackenzie 2015) 

O diagrama acima mostra as transformações sofridas por um gás ideal do estado A ao estado B. Se a temperatura no estado inicial A vale TA = 300k, então a temperatura no estado B vale 
a) 600 K
b) 800 K 
c) 750 K
d) 650 K
e) 700 K    
  
7. (Enem 2015)  Uma pessoa abre sua geladeira, verifica o que há dentro e depois fecha a porta dessa geladeira. Em seguida, ela tenta abrir a geladeira novamente, mas só consegue fazer isso depois de exercer uma força mais intensa do que a habitual.

A dificuldade extra para reabrir a geladeira ocorre porque o (a)
a) volume de ar dentro da geladeira diminuiu.   
b) motor da geladeira está funcionando com potência máxima.   
c) força exercida pelo ímã fixado na porta da geladeira aumenta.   
d) pressão no interior da geladeira está abaixo da pressão externa.   
e) temperatura no interior da geladeira é inferior ao valor existente antes de ela ser aberta.   
  
8. (Ime 2015) 

A figura acima mostra um sistema posicionado no vácuo formado por um recipiente contendo um gás ideal de massa molecular M e calor específico c em duas situações distintas. Esse recipiente é fechado por um êmbolo preso a uma mola de constante elástica k, ambos de massa desprezível. Inicialmente (Situação 1), o sistema encontra-se em uma temperatura T0, o êmbolo está a uma altura h0 em relação à base do recipiente e a mola comprimida de x0 em relação ao seu comprimento relaxado.
Se uma quantidade de calor Q for fornecida ao gás (Situação 2), fazendo com que o êmbolo se desloque para uma altura h e a mola passe a estar comprimida de x, a grandeza que varia linearmente com Q é
a) x + h   
b) x - h  
c) (x + h)2   
d) (x - h)2
e) xh   

Compartilhe no Google Plus

Sobre Portal do Vestibulando

O objetivo do site é fornecer material didático a todas as pessoas que buscam ampliar seus conhecimentos, vestibulandos ou não. Assim, caso você precise de algum material específico, entre em contato conosco para que possamos disponibilizá-lo!

0 comentários:

Postar um comentário