Cálculo Estequiométrico - Questões de Vestibulares

1. (Pucpr 2016)  O sulfato de potássio e o permanganato de potássio são duas importantes substâncias. O sulfato de potássio é utilizado na agricultura como um dos constituintes dos fertilizantes, pois ajuda na adubação das culturas que estão com carência de potássio, ao passo que o permanganato de potássio é utilizado no tratamento da catapora, pois ajuda a secar os ferimentos causados pela doença. A reação a seguir mostra uma maneira de produzir o sulfato de potássio a partir do permanganato de potássio. Considerando as informações apresentadas e a análise da reação não balanceada, assinale a alternativa CORRETA.

Dados: massas atômicas em (g/mol): H = 1,0, O = 16, S = 32, k = 39, Mn = 55
KMnO4(aq) + H2SO4(aq) + H2O2(aq) → K2SO4(aq) + H2O(l) + MnSO4(aq) + O2(g)

a) O permanganato de potássio ajuda na cura da catapora, pois é um importante agente redutor.   
b) Todo o oxigênio produzido provém do ácido sulfúrico e do permanganato de potássio.   
c) Considerando a reação balanceada, seriam necessários  44,8 de permanganato de potássio na CNTP para produzir aproximadamente 30 x 1023  íons de gás oxigênio.   
d) O sulfato de potássio é utilizado na agricultura para ajudar na correção do pH do solo, pois é um sal de caráter básico.   
e) Na reação balanceada, a soma dos menores coeficientes inteiros é de: 26   
  
2. (Pucpr 2016)  O ácido permangânico é um composto instável, de cor branca, extremamente corrosivo, o qual oxida em soluções aquosas. Já o hidróxido de ferro III é uma base insolúvel em água que, em conjunto com outras substâncias, pode servir, por exemplo, em medicina para ajudar a tratar anemias.
Disponível em: <http://www.quimica.seed.pr.gov.br>.

No que diz respeito aos ácidos e bases, assinale a alternativa CORRETA.
Dadas massas atômicas em (g/mol): H = 1, O = 16, Mn = 55, Fe = 56
   
a) O nox do manganês no sal possui valor igual a 6.   
b) Quando utilizado 300g do ácido, são consumidos 95g da base e 5,54 mols de água, respectivamente.   
c) O sal resultante desta reação possui caráter neutro em solução, visto que provém de um ácido forte e uma base forte.   
d) A proporção da quantidade de mol da reação balanceada para o ácido, base, sal e água é, respectivamente, 3:1:1:3
e) O hidróxido de ferro III atua de maneira efetiva no tratamento da anemia, não necessitando de outras substâncias para o referido tratamento.   
  
3. (Fuvest 2016)  Um dirigível experimental usa hélio como fluido ascensional e octano (C8H18) como combustível em seu motor, para propulsão. Suponha que, no motor, ocorra a combustão completa do octano: 

Para compensar a perda de massa do dirigível à medida que o combustível é queimado, parte da água contida nos gases de exaustão do motor é condensada e armazenada como lastro. O restante do vapor de água e o gás carbônico são liberados para a atmosfera.

Qual é a porcentagem aproximada da massa de vapor de água formado que deve ser retida para que a massa de combustível queimado seja compensada?

Note e adote:
- Massa molar (g/mol): H2O = 18; O2 = 32; CO2 = 44; C8H18 = 114    
     
a) 11%
b) 16%
c) 39%    
d) 50%    
e) 70%    
  
4. (Uece 2016)  Segundo Chang e Goldsby, no livro Química, 11ª edição, nitrato de amônio é o fertilizante mais importante do mundo. Além de fertilizante, é um poderoso explosivo que foi responsável pela destruição de um navio no Texas em 1947, por um atentado no WTC em Nova York em 1993 e pela destruição do Edifício Alfred P. Murrah em Oklahoma City em 1995. A uma temperatura de 300C o nitrato de amônio se decompõe em gás nitrogênio, água no estado gasoso e oxigênio, liberando calor. A massa de nitrogênio produzida nestas condições a partir de 48kg de nitrato de amônio será
a) 8,4 kg   
b) 4,2 kg   
c) 12,6 kg   
d) 16,8 kg   
  
5. (Pucrs 2016)  A pólvora é considerada a primeira mistura explosiva, usada na China, na Arábia e na Índia. Há textos chineses antigos que a denominam “substância química do fogo”, mesmo sendo uma mistura de nitrato de potássio, carvão e enxofre. A combustão da pólvora pode ser representada pela seguinte equação:
 
O que caracteriza a explosão é o súbito aumento de volume, com grande liberação de energia. Nas CNTP, 520g de pólvora produzem, por explosão,
a) 134,41 de gás carbônico.   
b) 28,0g de nitrogênio gasoso.   
c) 10,0 mols de substâncias gasosas.   
d) 179,2 de substâncias no estado gasoso.   
e) 7,0 mols de substâncias gasosas oxigenadas.   
  
6. (Pucpr 2016)  “O ácido Sulfúrico é tido como um indicador da economia de um país, pois é o produto químico mais utilizado pela indústria. Sua aplicação tem larga escala, desde em fertilizantes e baterias de automóveis, até no refino do petróleo. É extremamente solúvel em água, porém, isto deve ser feito com muita cautela, pois seus vapores são liberados agressivamente”.
Disponível em: <http://www.brasilescola.com/>.

Uma das maneiras de produzi-lo é através das reações com oxigênio, o qual ocupa uma fração de 21% aproximadamente, no ar atmosférico. A partir das informações fornecidas e utilizando as reações não balanceadas apresentadas a seguir, referentes às etapas de produção de ácido sulfúrico.

Dados:
(Ma(g/mol): H = 1, O = 16, S = 32
Volume molar na CNTP: 22,71/mol
Avogadro = 6 x 1023

I. S8(s) + O2(g) SO2(g)
II. SO2(g) + O2(g) → SO3(g)
III. SO3(g) + H2O() → H2SO4(aq)

Assinale a alternativa CORRETA.
a) Para produzir 40g de ácido sulfúrico, são necessárias 17g de enxofre.   
b) Devemos colocar cuidadosamente a água no ácido, pois seus vapores são liberados, podendo causar queimaduras graves no corpo do manuseador.   
c) O volume de ar que conterá O2(g) suficiente para combustão completa de 50g de enxofre será de aproximadamente 253ℓ.   
d) O ácido sulfúrico também pode ser denominado anidrido sulfuroso.   
e) Para se obter 1,2 x 1021 moléculas de ácido sulfúrico, há necessidade de 3 x 10-4 mol de dióxido de enxofre.   
  
7. (Uerj 2016)  Para diferenciar os hidrocarbonetos etano e eteno em uma mistura gasosa, utiliza-se uma reação com bromo molecular: o etano não reage com esse composto, enquanto o eteno reage de acordo com a seguinte equação química: 

Considere um cilindro de capacidade igual a 10, contendo apenas esses hidrocarbonetos em uma mistura com massa igual a 200g. Ao se adicionar bromo em excesso à mistura, todo o eteno reagiu, formando 940g de 1,2 – dibromoetano.
A concentração inicial de etano, em mol . -1, no interior do cilindro, corresponde a:
a) 0,1    
b) 0,2    
c) 0,3    
d) 0,4    
  
8. (Pucsp 2016)  Após determinado processo industrial, obtém-se uma mistura contendo sulfato de sódio (Na2 SO4) e carbonato de sódio (Na2CO3). Uma amostra contendo 10,0g dessa mistura foi completamente neutralizada com 100mL de uma solução 1,00 mol.L-1 de HC.
O sulfato de sódio não reage com ácido clorídrico e o carbonato de sódio reage segundo a reação representada a seguir.
O teor de carbonato de sódio na mistura é de
a) 44%   
b) 53%   
c) 70%   
d) 90%   
  
9. (Ime 2016)  Uma amostra de 59,6g de biodiesel (CxHyOz) passa por um processo de combustão completa no recipiente 1 conforme a representação a seguir.
Nesse processo foram admitidos 264,0g de oxigênio, sendo rejeitados, na forma de oxigênio não consumido, 88,0g. Observou-se ainda, no recipiente 2, um acréscimo de massa de 68,4g e no recipiente 3, um acréscimo de massa de 167,2g.
A alternativa que apresenta a fórmula molecular do biodiesel compatível com as informações apresentadas anteriormente é

(Massas molares: H = 1g/mol; O = 16g/mol; C = 12g/mol) 

a) C20H36O2   
b) C19H38O2   
c) C16H28O   
d) C19H28O4
e) C16H22O4   

Compartilhe no Google Plus

Sobre Portal do Vestibulando

O objetivo do site é fornecer material didático a todas as pessoas que buscam ampliar seus conhecimentos, vestibulandos ou não. Assim, caso você precise de algum material específico, entre em contato conosco para que possamos disponibilizá-lo.

0 comentários:

Postar um comentário