Escola de Frankfurt - Gabarito

1. Herbert Marcuse, em sua teoria estética, baseia-se nos princípios marxistas, entretanto, faz uma crítica à visão ortodoxa desta teoria. Para a teoria estética marxista a obra de arte é um todo que representa a visão de mundo de determinadas classes sociais. Assim, a obra de arte possui a função política de criar uma consciência, porém esta criação é direcionada, intencional segundo os marxistas ortodoxos. Já para Marcuse, a obra de arte possui uma função política em si mesmo, ou seja, ela é uma representação de uma visão de mundo que visa comunicar, abrir possibilidades, não necessariamente direcionar a visão daqueles que apreciar a obra. Assim, a obra de arte é autônoma por si e não necessita de direcionamento. Ela rompe com a consciência dominante por meio da experiência individual. Esta experiência é libertadora na medida em que leva o apreciador a sentir e refletir seu significado, comparando o que lhe foi proporcionado com sua própria experiência de mundo.

Quanto ao projeto de facilitação de acesso a obras consagradas de Machado de Assis e José de Alencar, a estética de Marcuse se posiciona contra, pois isto serve como forma de direcionamento do sentido político da obra de arte. A facilitação ao acesso não produziria uma experiência individual e libertária para o apreciador, mas sim uma doutrinação ao modificar a concepção original da obra, impedindo que ela, por si própria, desempenhasse sua função estética. Em outras palavras, a adaptação da obra literária, através da justificativa de facilitação de acesso, serviria como instrumental de controle e que pode ser utilizado em favor de interesses de classes dominantes. 

2. 02 + 04 + 08 = 14

3. 01 + 04 + 08 + 16 = 29

4. a) A impossibilidade de uma audição concentrada e de uma concentração atenta relaciona-se ao fato de que a música tornou-se um produto de consumo, encobrindo seu poder crítico. 

5. b) Somente as afirmativas I e IV são corretas. 

6. c) estabelecer uma relação de independência frente à conjuntura política imediata. 

7. b) Somente as afirmativas I e IV são corretas. 

8. b) corresponde à maneira como o homem deseja construir e realizar plenamente a sua existência no planeta. 

9. 01 + 04 + 08 + 16 = 29.
  
Compartilhe no Google Plus

Sobre Portal do Vestibulando

O objetivo do site é fornecer material didático a todas as pessoas que buscam ampliar seus conhecimentos, vestibulandos ou não. Assim, caso você precise de algum material específico, entre em contato conosco para que possamos disponibilizar.