Brasil Colônia - Revoltas Nativistas e Separatistas - Gabarito


1. d) à Conjuração Mineira, revolta que ocorreu em Minas Gerais devido à derrama declarada pela Coroa Portuguesa e aos preços abusivos que eram cobrados pelas mercadorias importadas. 

2. d) assemelhava-se àquela adotada na África desde o século XV, de promoção de guerras entre os nativos para facilitar a aquisição de escravos. 

3. a) 3 – 1 – 4 – 2 

4. c) Guerra dos Mascates. 

5. c) As noções de que os governos deveriam existir para garantir direitos naturais dos homens, como a liberdade e a ideia de que a soberania residia no povo e não em monarca. 

6. b) Guerra Guaranítica. 

7. d) A maior parte dos conflitos nos trezentos anos de administração portuguesa não teve por finalidade a separação do Brasil em relação a Portugal. 

8. c) Queriam romper com a dominação colonial e tiveram influência do pensamento iluminista. 

9. a) uma sublevação em Vila Rica, que envolveu vários grupos sociais, descontentes com a decisão de levar todo ouro extraído para ser quintado nas Casas de Fundição. 

10. a) 2 – 3 – 4. 

11. c) Conjuração Baiana – Revolução Francesa
Compartilhe no Google Plus

Sobre Portal do Vestibulando

O objetivo do site é fornecer material didático a todas as pessoas que buscam ampliar seus conhecimentos, vestibulandos ou não. Assim, caso você precise de algum material específico, entre em contato conosco para que possamos disponibilizá-lo!