Amazônia - de Capitania ao Governo Joanino - Gabarito


1) d) O Corpo de Milícias e o Corpo Efetivo de Índios. 

2) a) Transferiu a sede da capitania de Barcelos para a Barra do Rio Negro; promoveu a pacificação dos índios Mundurucus; desenvolveu os cultivos de mandioca, anil, algodão, e as manufaturas de têxteis, de olaria, de cuias. 

3) d) o preço cobrado pelos traficantes de escravos indígenas era considerado alto, para uma capitania que vivia em uma situação financeira difícil, praticando, de um modo geral, a troca de produtos devido à inexistência, até 1750, de moedas metálicas, e o crescente controle dos missionários, principalmente jesuítas, sobre o trabalho indígena. 

4) d) Revolta dos Beckman 

5) b) Sua expulsão foi realizada sob a justificativa de que a Companhia se transformara em "um Estado dentro do Estado" devido ao seu grande poder econômico e político. 

6) d) Preocupou-se com o abastecimento de gado para a região. 

7) e) e)Perseguição aos missionários da Companhia de Jesus e a criação do Diretório Pombalino. 

8) c) Despotismo Esclarecido. 

9) e) Em 1822, com a Independência do Brasil, a Capitania de São José do Rio Negro passou a ser administrada pelo governo do Pará. 

10) a) D. Maria I - Viradeira. 

11) a) Monopolizou o comércio de escravos africanos e incentivou o cultivo do café, da cana-de-açúcar, do tabaco, do anil e do cacau, bem como a realização de experiências agrícolas, introduzindo o arroz branco, além de estimular a coleta das drogas do sertão.
Compartilhe no Google Plus

Sobre Portal do Vestibulando

O objetivo do site é fornecer material didático a todas as pessoas que buscam ampliar seus conhecimentos, vestibulandos ou não. Assim, caso você precise de algum material específico, entre em contato conosco para que possamos disponibilizar.