1. b) representaram-se o atropelo da lei constitucional, a relativização da liberdade de imprensa e a construção de um inimigo interno que justificasse o arbítrio das decisões do executivo, próprios aos Anos de Chumbo.   

2. b) das Ligas Camponesas, sob a liderança de Francisco Julião.   

3. a) intertextualidade   
  
4. e) a economia colonial foi marcada pela simultaneidade de produtos, cuja lucratividade se relacionava com sua inserção em mercados internacionais.   

5. d) pelo estigma que a escravidão fazia recair sobre o trabalho braçal.    

6. c) o Duque de Windsor (ref. 10), pelo fato de o regime de governo da Inglaterra ser monarquia parlamentarista, estava representando o Primeiro Ministro Inglês.   
  
7. d) a possibilidade de resistir está dada na renovação e transformação proposta pela poesia, química que desvela e repõe.   

8. c) a propaganda influencie na troca de marca e que o consumidor valorize a qualidade do produto.    
9. d) “Todas as naturais transformações vêm acompanhadas de novas qualidades que antes não tínhamos. Na velhice, a capacidade de amar melhor, por exemplo: filhos, criados, amizades consolidadas, velhos casamentos sendo uma parceria tranquila e tempo disponível são grandes privilégios”.   
  
10. c) “Sensações de impermanência ainda hoje: acordar na madrugada e saber que tudo está passando. A respiração de quem dorme ao meu lado vai cessar; as vozes familiares no corredor; o tumulto das emoções e o rumor da rua, tudo vai acabar.” (LUFT, 2014, p.31)   
  
11. b) visão de contraste entre o lugar ideal e o real.   
  
12. d) I e II, apenas.   
  
13. d) proibido passear sentimentos
    ternos ou sodarepsesed
    nesse museu do pardo indiferente

14. d) o cartunista reproduz a famosa pintura de Picasso, inserindo-a em um novo contexto que é a sala em desordem de uma residência.   
  
15. a) A mensagem de paz do texto que introduz a charge apresenta-se substancialmente oposta à imagem violenta retratada.   
  
16. b) A expressão “rolezinho” remete à meta de se reunir muitas pessoas, em um só dia, para doar sangue.   
  
17. e) generalização do ambiente rural, independentemente das características de sua vegetação.   
Axact

Recomendamos

O espaço virtual do estudante!

Postar um comentário:

0 comentários: