Imperialismo - Neocolonialismo - Partilha da África e da Ásia - Gabaritos

1. a) O expansionismo, nesse momento, estava associado ao desenvolvimento da industrialização e à expansão do capital financeiro, o que significava ampliar o mercado consumidor, garantir o controle sobre áreas fornecedoras de matérias-primas estratégicas e encontrar novas áreas de investimento. 

2. e) expansionismo europeu sobre o Pacífico, a Ásia e a África, que impôs o controle político e comercial de potências ocidentais a diversas partes do mundo. 

3. c) divergências entre as nações imperialistas prejudicavam a construção da concórdia continental. 

4. b) de uma mudança na política externa britânica, que passara a identificar na Alemanha o maior compe­tidor do país. 

5. d) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras. 

6. d) A Índia oferecia um mercado de monopólio à Inglaterra no momento em que esta se encontrava em plena expansão industrial. 

7. b) a penetração do elemento europeu no interior do continente a partir da expansão imperialista do século XIX, interessada na ampliação dos mercados e na aplicação do excedente de capital industrial. 

8. d) II e IV. 

9. d) As fronteiras políticas impostas pela dominação europeia desconsideraram a divisão étnica da África, o que levou, no período pós-independência, ao acirramento dos ânimos e, em últimas consequências, a conflitos de diversas ordens. 

10. c) II, IV e V. 

11. b) processo de expansão colonial dos países europeus para garantir a partilha do continente africano. 

12. b) ação civilizadora 


Compartilhe no Google Plus

Sobre Portal do Vestibulando

O objetivo do site é fornecer material didático a todas as pessoas que buscam ampliar seus conhecimentos, vestibulandos ou não. Assim, caso você precise de algum material específico, entre em contato conosco para que possamos disponibilizar.