Histologia - Questões de Vestibulares

1. (Pucpr 2015)  Além de apanhar e sair das lutas com muitos hematomas, os atletas que praticam MMA (Mixed Martial Arts) exibem certa particularidade estética que, muitas vezes, impressiona quem não está acostumado com o esporte: as orelhas deformadas. De acordo com os especialistas, o trauma contínuo das lutas faz com que as orelhas fiquem dessa forma. Dentro do vocabulário médico, o problema também é conhecido como “pericondrite”. O cirurgião plástico Alexandre Barbosa, da Clínica de Cirurgia Plástica de São Paulo, afirma que isso ocorre porque com os atritos e esmagamentos constantes sofridos nas orelhas durante treinos e lutas, contra o chão, o braço do adversário, e outros, aparecem hematomas entre a cartilagem e o pericôndrio, tecido que fica entre a pele e a cartilagem e que é responsável pela nutrição da região. “É comum a inflamação naquele espaço em função do trauma. A falta de suprimento sanguíneo pode conduzir a uma necrose que resulta em reação fibrosa severa, ou seja, uma 'nova' cartilagem é construída para preencher aquele espaço lesionado. Cada vez que ocorre a inflamação, um pouco de cartilagem se forma. Assim, esse aspecto se torna inevitável”, explica. 
Adaptado de: <http://saude.terra.com.br/doencas-etratamentos/entenda-por-que-orelhas-dos-lutadores-ficam-deformadas,7eef6dd57f167310VgnVCM3000009acceb0aRCRD.html>. .Acesso em: 20.09.2014


No texto, o termo pericondrite diz respeito a uma inflamação no pericôndrio. Que tecido forma o pericôndrio?
a) Tecido conjuntivo denso.   
b) Tecido cartilaginoso.   
c) Tecido epitelial.   
d) Tecido conjuntivo frouxo.   
e) Tecido muscular.   
  
2. (IFSP 2014)  Na tabela, a seguir, está listada a quantidade de água encontrada em diferentes órgãos humanos vivos, proporcionalmente à massa total de cada uma dessas estruturas:
Considere que exista uma relação direta entre a quantidade de água presente nos tecidos humanos vivos e a taxa metabólica de suas células. Dessa forma, levando em consideração apenas os órgãos listados na tabela, é esperado que seja observado um maior consumo de oxigênio nos tecidos presentes
a) nos rins.   
b) nos ossos.   
c) nos dentes.   
d) nos músculos.   
e) no encéfalo.   
  
3. (Unesp 2014)  Alguns chefs de cozinha sugerem que o peru não deve ser preparado inteiro, pois a carne do peito e a da coxa têm características diferentes, que exigem preparos diferentes. A carne do peito é branca e macia, e pode ressecar dependendo do modo como é preparada. A carne da coxa, mais escura, é mais densa e suculenta e deve ser preparada separadamente.
Embora os perus comercializados em supermercados venham de criações em confinamento, o que pode alterar o desenvolvimento da musculatura, eles ainda mantêm as características das populações selvagens, nas quais a textura e a coloração da carne do peito e da coxa decorrem da composição de suas fibras musculares e da adequação dessas musculaturas às funções que exercem. Considerando as funções desses músculos nessas aves, é correto afirmar que a carne
a) do peito é formada por fibras musculares de contração lenta, pobres em mitocôndrias e em mioglobina, e eficientes na realização de esforço moderado e prolongado.   
b) do peito é rica em fibras musculares de contração rápida, ricas em mitocôndrias e em mioglobina, e eficientes na realização de esforço intenso de curta duração.   
c) da coxa é formada por fibras musculares de contração lenta, ricas em mitocôndrias e em mioglobina, e eficientes na realização de esforço moderado e prolongado.   
d) da coxa é formada por fibras musculares de contração rápida, pobres em mitocôndrias e em mioglobina, e eficientes na realização de esforço intenso de curta duração.   
e) do peito é rica em fibras musculares de contração lenta, ricas em mitocôndrias e em mioglobina, e eficientes na realização de esforço moderado e prolongado.   
  
4. (Upf 2014)  “Dois homens atingidos pela árvore que caiu na tarde do último sábado no Parque da Redenção, em Porto Alegre, seguem internados no Hospital de Pronto Socorro. (...) Uma das vítimas, um jovem de 21 anos, realizou uma cirurgia na tarde de domingo (...). Ele foi atingido na região abdominal e perdeu 30% do estômago, o baço inteiro e 70% do pâncreas.” 
(Zero Hora, 02/09/13 - Adaptado).

O fato de o jovem perder o baço e parte do pâncreas tem influência sobre seu organismo porque as funções desses dois órgãos correspondem, respectivamente, a:
a) produção de glucagon e produção de insulina.   
b) produção de adrenalina e filtragem do sangue para remoção de micro-organismos.   
c) destruição de hemácias envelhecidas e produção de insulina.   
d) produção de glucagon e produção de adrenalina.   
e) destruição de hemácias envelhecidas e filtragem do sangue para remoção de micro-organismos.   
  
5. (Unesp 2014)  Três pacientes recorreram a um laboratório de análises clínicas para fazer um hemograma, exame que registra informações sobre os componentes celulares do sangue. O paciente 1, bastante pálido, apresentava cansaço constante; o paciente 2 era portador do vírus HIV e apresentava baixa imunidade; o paciente 3 trazia relatos de sangramentos por causa ainda a ser investigada.
As fichas de registro, A, B e C, apresentam alguns resultados dos exames desses três pacientes.


É correto afirmar que as fichas A, B e C correspondem, respectivamente, aos pacientes
a) 3, 1 e 2.   
b) 1, 3 e 2.   
c) 2, 3 e 1.   
d) 1, 2 e 3.   
e) 2, 1 e 3.   
  
6. (Udesc 2014)  O tecido cartilaginoso pode ser encontrado na orelha, no nariz, na traqueia e nas articulações e possui algumas características que são comuns aos demais tecidos conjuntivos. Analise as proposições abaixo, quanto ao tecido cartilaginoso.

I. As células jovens do tecido cartilaginoso são chamadas de condroblastos e as células adultas de condrócitos.
II. As fibras colágenas e as fibras elásticas, em associação com proteínas e carboidratos, conferem consistência e flexibilidade ao tecido.
III. O tecido cartilaginoso adulto é calcificado e apresenta os canais de Havers, responsáveis pela nutrição das células.
IV. A abundância de glândulas mucosas, nervos e vasos sanguíneos permite a fácil regeneração deste tecido.

Assinale a alternativa correta.  
a) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.    
b) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.    
c) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.    
d) Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.    
e) Todas as afirmativas são verdadeiras.    
  
7. (Ufrgs 2014)  As glândulas sudoríparas contribuem para a manutenção da temperatura corporal. Essas glândulas são
a) pluricelulares, apócrinas e endócrinas.   
b) pluricelulares, merócrinas e exócrinas.   
c) pluricelulares, holócrinas e mistas.   
d) unicelulares, apócrinas e exócrinas.   
e) unicelulares, merócrinas e mistas.   
  
8. (Upe 2013)  Os músculos esqueléticos dos vertebrados são compostos por dois tipos de fibras: I – as fibras lentas oxidativas ou vermelhas, e II – as fibras rápidas ou brancas. O tipo de atividade física exercida por uma pessoa pode, até um certo grau, alterar a proporção dessas fibras em seu corpo. De acordo com a modalidade esportiva e o tipo de treinamento, quais desses atletas olímpicos apresentam maior número de fibras lentas?

I. Corredor de 100 m
II. Maratonista (percorre 42 km)
III. Nadador de 1.500 m
IV. Levantador de peso
V. Atleta de salto
a) I e II    
b) I e III   
c) II e III   
d) III e IV   
e) IV e V   
  
9. (Fgv 2013)  O tecido nervoso do ser humano é composto por bilhões de células, desempenhando diversas funções, entre elas a condução do impulso nervoso.
A figura ilustra uma organização sequencial de neurônios nos quais a sinapse é química, e mediada por neurotransmissores.


Tal organização é fundamental, pois o percurso celular de um impulso nervoso, neste caso, é
a) unidirecional em todos os neurônios, e também em suas terminações.   
b) bidirecional em todos os neurônios, e também em suas terminações.   
c) reversível na maioria dos neurônios, não o sendo em suas terminações.   
d) unidirecional, dependendo de seu estímulo inicial em suas terminações.   
e) bidirecional, dependendo de seu estímulo inicial em suas terminações.   
  
10. (Ufsj 2013)  Observe a imagem abaixo.
A partir dessa imagem assinale a alternativa CORRETA.
a) Os dendritos e os axônios são responsáveis pela condução do impulso nervoso. O que os diferencia é que o axônio é o prolongamento mais longo e não ramificado e os dendritos são prolongamentos mais finos e ramificados.   
b) O axônio é o prolongamento celular mais longo dos neurônios e é responsável por conduzir o impulso nervoso.   
c) Os dendritos e axônios são caracterizados por sua função em conduzir impulso nervoso e não por sua morfologia. Assim, através dos dendritos, o impulso nervoso é transmitido na direção do corpo celular e através dos axônios o impulso nervoso é conduzido a partir do corpo celular.   
d) Os neurônios são tipos celulares diferenciados que têm como característica prolongamentos celulares finos e ramificados chamados de dendritos e um prolongamento longo chamado de axônio.   
  
11. (Ufrgs 2013)  Considere a figura abaixo, que representa uma vista lateral de um joelho humano.
Assinale a alternativa que apresenta os tipos dos tecidos conjuntivos que correspondem, respectivamente, aos números 1, 2, 3 da figura.
a) cartilaginoso – denso – frouxo   
b) reticular – frouxo – cartilaginoso   
c) frouxo – reticular – frouxo   
d) cartilaginoso – frouxo – denso   
e) frouxo – cartilaginoso – denso   
  
12. (Udesc 2013)  Analise as proposições abaixo em relação ao tecido muscular.

I. Nos três tipos de tecidos musculares, ou seja, tecido muscular estriado cardíaco, tecido muscular estriado esquelético e tecido muscular liso, a contração muscular ocorre por meio do deslizamento dos filamentos de actina em relação ao de miosina, diminuindo assim a distância entre as duas linhas Z (o espaço entre as duas linhas Z é chamado de sarcômero, que é a unidade de contração das células musculares).
II. O tecido muscular estriado cardíaco é constituído por células longas com estrias transversais, e sua contração é involuntária.
III. O tecido muscular estriado esquelético é constituído por células mononucleadas com estrias longitudinais, e sua contração é lenta e involuntária.
IV. O tecido muscular liso é constituído por células mononucleadas, sem estrias transversais, e sua contração é involuntária.

Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.   
b) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.   
c) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.   
d) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.   
e) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.   

Compartilhe no Google Plus

Sobre Portal do Vestibulando

O objetivo do site é fornecer material didático a todas as pessoas que buscam ampliar seus conhecimentos, vestibulandos ou não. Assim, caso você precise de algum material específico, entre em contato conosco para que possamos disponibilizá-lo!