Sociologia Contemporânea - Gabarito


1. a) A teoria das classes sociais, que apresenta a divisão social e seu processo de reprodução no âmbito escolar, tal como apresentado por várias pesquisas da sociologia da educação. 

2. e) O poder não remete diretamente a uma estrutura política, ao uso da força ou a uma classe dominante: as relações de poder são móveis e só podem existir quando os sujeitos são livres e há possibilidade de resistência. 

3. c) interação e de relação sociais. 

4. c) perda de privacidade em ambiente virtual. 

5. c) um espaço heterogêneo e fragmentado em diferentes espaços simbólicos. 

6. e) critérios médicos relacionados à distinção entre saúde e patologia. 

7. b) pressupõe o poder absoluto da ciência, em detrimento da relativização dos critérios de normalidade. 

8. e) As novas tecnologias de informação e comunicação têm sido utilizadas nas ações coletivas de pessoas envolvidas com as demandas dos movimentos sociais. 

9. a) questiona a integração das pessoas nas redes virtuais de relacionamento. 

10. e) os sistemas de comunicação são mecanismos importantes de adesão e compartilhamento de valores sociais. 

11. d) o consumo e o status são formas básicas de competição social em uma sociedade na qual o ter se torna mais importante que o ser. 

12. b) A teoria crítica faz uma crítica das noções de teoria e práxis, suprimindo a separação entre o ser e o dever, tão caras ao marxismo e ao ativismo político.   
Compartilhe no Google Plus

Sobre Portal do Vestibulando

O objetivo do site é fornecer material didático a todas as pessoas que buscam ampliar seus conhecimentos, vestibulandos ou não. Assim, caso você precise de algum material específico, entre em contato conosco para que possamos disponibilizar.