1. d) a Guerra de Canudos (1897), um conflito marcado pelo fanatismo messiânico, que também envolvia questões relativas à miséria dos camponeses do interior do Nordeste. 

2. b) foi um movimento basicamente integrado por oficiais de baixa patente, que trouxe à superfície a revolta da corporação contra os baixos salários e precárias condições de trabalho. 

3. e) Além do fim do castigo corporal, o movimento exigia melhoria na alimentação, criação de uma nova tabela de serviços, que diminuísse o excesso de trabalho dos marinheiros, e anistia para todos os envolvidos na revolta. 

4. c) As revoltas e os movimentos ocorridos na República Velha, como Contestado, Canudos, Chibata e Cangaço, nasceram de classes populares, que não eram assistidas ou privilegiadas pelo poder público. 

5. e) para que ninguém lembrasse uma revolta dos pobres do campo contra a miséria, a exploração, o monopólio da terra mantido pelos latifundiários que dominavam o Estado Brasileiro. 

6. e) luta pela posse da terra, em confronto com o coronelismo e o latifúndio. 

7. e) à rebelião dos marinheiros chamada "Revolta da Chibata", comandada pelo "Almirante Negro", João Cândido. 

8. c) uma rebelião primitiva, fruto das alterações capitalistas que desestabilizaram as antigas formas de dominação social. 

9. b) ambos foram uma forma de denúncia contra a seca, miséria e arbitrariedade dos coronéis. 

10. a) na necessidade, por parte do governo, de afirmar a irreversibilidade do projeto republicano. 

11. b) o controle político era assegurado pelo domínio oligárquico e coronelista, em que se sobressai a presença de Nogueira Accioly como o principal oligarca do estado 

12. c) resistência da população sertaneja contra a estrutura agrário-latifundiária e as medidas repressivas oficiais. 

13. d) hierarquização derivada da concentração fundiária 

14. c) desabrigava milhares de famílias, em virtude da desapropriação de suas residências, e obrigava a vacinação anti-variólica.

15. c) Ficou assim conhecido o protesto de marinheiros dos couraçados Minas Gerais e São Paulo. Eles protestavam sobre a sua dura rotina de trabalho, baixos salários e castigos físicos a que eram submetidos os membros de baixa patente sempre vez que não cumpriam uma ordem estabelecida. 

16. d) episódio que ficou conhecido como os “18 do Forte”, e que marca o início do movimento conhecido como Tenentismo. 

17. a) a insatisfação da população com os benefícios de uma modernização urbana autoritária. 

18. c) das revoltas violentas de trabalhadores rurais contra o poder oligárquico.



Axact

Portal do Vestibulando

O espaço virtual do estudante!

Postar um comentário:

3 commentários:

  1. A UERJ, está de parabéns, além de ajudar os alunos, ajuda também professores para elaborar provas, exercícios e estudar.Sou professora de História e Sociologia, meu nome Cleuza Tavares.Gosto muito de pesquisara leitura de cursinhos e vestibulares.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito, mas vocês poderiam colocar a resposta em baixo, não marcada de vermelho. Assim, todos poderiam analisar o seu desempenho.

    ResponderExcluir
  3. muito bom blog..basta ter mais questões de vestibulares..mais é muito bom mesmo

    ResponderExcluir