República Populista (Dutra, Vargas, Kubitschek, Jânio e Goulart) - Gabarito


1. c) uma transformação vivenciada no Brasil, talvez a mais marcante da segunda metade do século XX, foi a forte onda de urbanização, fenômeno importante porque foi um dos provocadores da melhoria de todos os indicadores sociais apresentados. 

2. c) critica o presidente João Goulart e faz alusão a protestos, greves e forte crise política e social, que ocorriam durante seu governo. 

3. a) A nacionalização do petróleo ocorrida no Governo Vargas. 

4.c) apontar a possibilidade de o presidente restaurar um regime autoritário. 

5. e) a votação em separado dos candidatos à presidência e à vice-presidência, que não precisavam ser da mesma coligação partidária, o que poderia ocasionar a escolha popular de candidatos com projetos políticos bem diversos. 

6. d) era uma música moderna com novos arranjos harmônicos e novos temas que se associavam a urbanização e a industrialização que marcaram o governo Juscelino Kubitschek. 

7. a) livre da censura do Estado Novo, aponta para a luta de classes, denunciando o intenso grau de exploração a que estavam submetidos os trabalhadores brasileiros. 

8. a) representação de um Brasil moderno, manifestado na construção da nova capital e na busca de novos valores e formas de expressão cultural. 

9. b) estimular a ocupação do interior do país, evitando a concentração das atividades econômicas em áreas litorâneas. 

10. a) renúncia do presidente Jânio Quadros, que provocou a mobilização política para garantir a posse do vice-presidente João Goulart. 

11. c) o retorno do pluripartidarismo e de eleições diretas foram superpostos à estrutura herdada do Estado Novo, marcada pelo sindicalismo corporativista e pelo sistema de interventorias. 

12. e) limitação da propriedade privada. 

13. a) Enfrentando a oposição de setores conservadores, Jango tentou usar as reformas de base, que deveriam abranger a reforma agrária, a eleitoral, a educacional e a financeira, para garantir apoio popular ao seu mandato. 

14. a) constituía mais uma ameaça para a democracia brasileira, ao difundir a ideologia comunista. 

15. c) à volta de Getúlio Vargas ao poder, após o governo de Eurico Dutra. 

16. d) modelo fundiário brasileiro, caracterizado por mecanismos excludentes do campesinato da vida social e política. 

17. e) Era favorável à deposição do presidente eleito João Goulart e teve papel importante no Golpe Militar de 1964. 

18. c) a partir da década de 1950, intensifica-se a internacionalização da economia brasileira sobretudo nas atividades industriais. 



Compartilhe no Google Plus

Sobre Portal do Vestibulando

O objetivo do site é fornecer material didático a todas as pessoas que buscam ampliar seus conhecimentos, vestibulandos ou não. Assim, caso você precise de algum material específico, entre em contato conosco para que possamos disponibilizá-lo!