O Brasil e o Comércio Exterior - Gabarito


1. c) I, III e V 

2. c) comparando-se ao ano anterior, em 2009, o total de exportações recuou, porém ainda manteve-se acima do volume importado, obtendo uma pequena elevação no saldo da balança comercial. 

3. a) a balança comercial brasileira está em situação crítica, pois os dados apontam estimativas de deficit. 

4. d) Desenvolvimentista, em que o Estado utiliza mecanismos como isenção de impostos, redução de juros e aumento do protecionismo. 

5. c) articulada a processos industriais e voltada ao mercado externo, mas que, pelo uso excessivo de defensivos agrícolas, apresenta problemas de contaminação do meio ambiente e dos trabalhadores rurais. 

6. c) O saldo comercial mostrou-se crescente nos primeiros anos, atingindo seu maior volume em 2006 e passando a declinar a partir deste ano. 

7. b) O aumento da exportação brasileira de commodities, mencionado na reportagem, está fortemente baseado no crescimento da demanda asiática. 

8. a) I e II 

9. a) a concessão de subsídios agrícolas que países como os Estados Unidos e os da União Europeia cedem aos seus respectivos produtores. 

10. c) Ao processo de integração sul-americana e aos novos laços comerciais verificados com a África. 

11. d) redução da dependência do mercado dos países desenvolvidos 

12. b) quase a metade das exportações brasileiras destina-se à União Europeia e Estados Unidos, enquanto que a África, a Ásia e o Oriente Médio são as áreas com piores resultados no saldo comercial. 

13. b) exportação de bens primários, como soja e minério de ferro, e importação de produtos manufaturados variados. 

14. c) Apenas as proposições IV e V são verdadeiras. 

Compartilhe no Google Plus

Sobre Portal do Vestibulando

O objetivo do site é fornecer material didático a todas as pessoas que buscam ampliar seus conhecimentos, vestibulandos ou não. Assim, caso você precise de algum material específico, entre em contato conosco para que possamos disponibilizar.