Metafísica - Gabarito



1. c) O eros físico representa a vontade de conservação da espécie, e o espiritual, a ânsia de eternização por obras que perdurarão na memória. 

2. c) ilustra a problematização da crença numa verdadeira existência do mundo sensível, à qual se chegaria pelos sentidos. 

3. c) para ser aceita como verdadeira, uma teoria científica deveria passar pelo crivo da verificação empírica. 

4. b) um dos pontos fundamentais da filosofia é o desejo de conhecer as raízes da realidade, investigando-lhe o sentido, o valor e a finalidade. 

5. d) platonismo, estabelecida por Platão, no qual se entendia o mundo físico como uma imitação imperfeita do mundo ideal. 

6. d) V, V, V, V, V 

7. b) Segundo Aristóteles, a teoria do ato e potência explica o movimento percebido no mundo sensível. Tudo o que possui matéria possui potencialidade (capacidade de assumir ou receber uma forma diferente de si), que tende a se atualizar (assumindo ou recebendo aquela forma). 

8. d) postulavam um princípio originário para o mundo. 

9. d) Afirmando que a razão é capaz de gerar conhecimento, mas a sensação não. 

10. d) é necessário procurar a concordância entre razão e fé, apesar da distinção entre ambas. 

11. b) O texto do filósofo Adorno aborda o ocultismo sob uma perspectiva crítica. 

12. e) enquanto no primeiro texto transparece a dignidade metafísica da morte, no segundo sugere-se a conversão do funeral em espetáculo da sociedade de consumo.
Compartilhe no Google Plus

Sobre Portal do Vestibulando

O objetivo do site é fornecer material didático a todas as pessoas que buscam ampliar seus conhecimentos, vestibulandos ou não. Assim, caso você precise de algum material específico, entre em contato conosco para que possamos disponibilizá-lo!