Filosofia Medieval - São Tomás de Aquino - Santo Agostinho -Escolástica - Gabarito


1. c) unir a sociedade tendo em vista a realização do bem comum. 

2. b) a filosofia escolástica. 

3. b) por meio do movimento que existe no Universo, na medida em que todo movimento deve ter causa exterior ao ser que está em movimento.  

2. e) Teoria da Iluminação. 


5. 01 + 04 + 08 + 16 = 29 

6. d) é necessário procurar a concordância entre razão e fé, apesar da distinção entre ambas. 

7. d) postulavam um princípio originário para o mundo. 

8. d) Patrística. 

9. d) a atitude de Tomás de Aquino diante da filosofia de Aristóteles é de conciliação desta filosofia com as certezas da fé cristã. 

10. c) a influência da filosofia platônica sobre Agostinho, mas esta é modificada a fim de concordar com a doutrina cristã. 

11. 01 + 02 + 16 = 19

12. a) patrística, de Santo Agostinho. 

13. d) a Igreja e o Estado são, em certa medida, conciliáveis. 

14. c) medieval. 

15. d) Mesmo limitada, a razão humana é capaz de alcançar por seus meios naturais certas verdades. 

16. a) Segundo os nominalistas, as espécies e gêneros universais são meras palavras que expressam um conteúdo mental, sem existência real. 

17. d) Para Platão, o conhecimento é, na verdade, reminiscência, a alma reconhece as Ideias que ela contemplou antes de nascer; Agostinho diz que o conhecimento é resultado da Iluminação divina, a centelha de Deus que existe em cada um. 

18. d) Conforme o argumento da primeira via podemos concluir que Deus é o motor imóvel, o qual move todas as coisas, mas não é movido. 

19. 02 + 08 + 16 = 26 

20. b) Segundo o texto acima, o termo “humanidade”, aplicável a uma multiplicidade de indivíduos, é apenas um conceito pelo qual nos referimos a esse conjunto. 

21. b) Da mesma fonte de onde emanam as verdades cristãs, pois não há oposição entre as verdades pagãs e cristãs. 

22. a) trata-se de uma tese realista, pois demonstra que a coisa universal existe por si mesma e constitui a essência material das coisas singulares. 

23. b) A teoria da Iluminação, tal como sugere o nome, está fundamentada na luz de Deus, luz interior dada ao homem interior na busca da verdade das coisas que não são conhecidas pelos sentidos; esta luz é Cristo, que ensina e habita no homem interior. 

24. d) A verdade interior só pode ser percebida pelo homem interior, que é iluminado pela luz desta verdade interior, que é contemplada por cada um. 

25. a) retomada do pensamento de Platão, conforme os modelos teológicos da época, estabelecendo estreita relação entre filosofia e religião. 

26. c) doutrina da iluminação que afirma que o conhecimento humano é iluminado pela Verdade Eterna, isto é, Deus; 

27. c) fosse causado pelo ser necessário. 

28. c) Mesmo limitada, a razão humana é capaz de alcançar certas verdades por seus meios naturais. 

Compartilhe no Google Plus

Sobre Portal do Vestibulando

O objetivo do site é fornecer material didático a todas as pessoas que buscam ampliar seus conhecimentos, vestibulandos ou não. Assim, caso você precise de algum material específico, entre em contato conosco para que possamos disponibilizá-lo!