Émile Durkheim - Gabarito


1. c) pela ausência de instituições capazes de exercerem um poder moral sobre os indivíduos. 

2. d) pela síntese de ações e sentimentos individuais que originam uma vida psíquica sui generis. 

3. a) positivista, pois se fundamenta na busca de objetividade e neutralidade. 

4. c) a condição na qual os indivíduos não se identificam como membros de um grupo que compartilha as mesmas regras e normas e têm dificuldades para distinguir, por exemplo, o certo do errado e o justo do injusto. 

5. c) A questão social é também um problema de moralização e organização consciente da vida econômica. 

6. b) Segundo Durkheim, a primeira regra, e a mais fundamental, é considerar os fatos sociais como coisas para serem analisadas. 

7. b) A solidariedade orgânica é compatível com a sociedade de classes, pois a vida social necessita de trabalhos diferenciados. 

8. a) Fatos sociais. 

9. a) a divisão do trabalho possui um importante papel social. Muito além do aumento da produtividade econômica, a divisão garante a coesão social ao possibilitar o surgimento de um tipo específico de solidariedade. 

10. b) Conceito que descreve os sentimentos de falta de objetivos e de desespero provocados pelo processo de mudanças do mundo moderno, os quais resultam na perda da influência das normas sociais sobre o comportamento individual. 

11. d) A ciência social tem como função organizar e racionalizar a vida coletiva, o que demanda a necessidade de entender suas regras de funcionamento e suas instituições forjadas historicamente. 

12. b) Corresponde a um conjunto de normas e valores criados exteriormente, isto é, fora das consciências individuais. 

13. b) O fato social, exterior e coercitivo em relação à vontade dos indivíduos. 

14. b) Os padrões do que se considera saudável e belo são exemplos de fato social e, portanto, são suscetíveis de exercer coerção sobre o indivíduo. 

15. d) exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior.
Compartilhe no Google Plus

Sobre Portal do Vestibulando

O objetivo do site é fornecer material didático a todas as pessoas que buscam ampliar seus conhecimentos, vestibulandos ou não. Assim, caso você precise de algum material específico, entre em contato conosco para que possamos disponibilizar.