A Segunda Guerra Mundial - Gabarito


1. a) antissemitismo 

2. c) importância da preservação da memória. 

3. b) permitiu a abertura de uma nova frente de batalha pelo exército Aliado e iniciou a libertação da Europa do jugo nazista. 

4. b) V – V – V – F 

5. d) Somente as afirmativas I e II estão corretas. 

6. b) ao bombardeio alemão da cidade basca em apoio ao general Franco. 

7. d) à estratégia soviética frente à invasão alemã, conhecida como tática da ‘terra arrasada’, a mesma utilizada pelos russos contra Napoleão, no início do século XIX. 

8. a) permaneceram tensas, destacando-se o enfraquecimento do poder da Inglaterra e as perdas europeias provenientes da 2ª guerra mundial. 

9. e) a assinatura do pacto de não agressão, assinado pela Rússia comunista e pela Alemanha nazista, pacto esse que previa, em segredo, a divisão da Polônia entre as duas partes. 

10. d) após a ocupação da Renânia, da anexação da Áustria, da Tchecoslováquia, a Alemanha assina um acordo de não agressão mútua com a União Soviética para neutralizá-la, uma vez que conta com o imobilismo da Inglaterra em relação ao seu expansionismo, que culmina, em 1941, na invasão da União Soviética. 

11. e) a vitória militar, com ocupação de parte da França, enquanto outra parte ficou sob controle do governo colaboracionista francês. 

12. a) o Japão tinha uma política expansionista, na Ásia, de natureza bélica, diferente da doutrina Monroe. 

13. b) A construção de uma outra memória sobre o Massacre de Katyn teve o sentido de tornar menos odiosa e ilegítima, aos poloneses, a subordinação de seu país ao regime stalinista. 

14. d) Coube aos Estados Unidos liderar o processo de reconstrução da Europa Ocidental, o que explica a emergência de sua liderança na região; 

15. e) a segunda fase da guerra (1915-1917) foi marcada pela chamada “guerra de trincheiras”, em que cada lado procurava garantir suas posições. 

16. e) À nova correlação internacional de forças que, em 1945, já prenunciava a polarização entre estadunidenses e soviéticos, além de conceder poder decisório aos países que haviam enfrentado as potências do Eixo.

17. b) consistia em ceder territórios à Alemanha a fim de evitar a guerra. 

18. e) estabeleceu a intensificação dos laços comerciais e o compromisso de não-agressão mútua entre os dois países.
Compartilhe no Google Plus

Sobre Portal do Vestibulando

O objetivo do site é fornecer material didático a todas as pessoas que buscam ampliar seus conhecimentos, vestibulandos ou não. Assim, caso você precise de algum material específico, entre em contato conosco para que possamos disponibilizá-lo!