Ligações Químicas e Geometria Molecular - Questões de Vestibulares

1. (Mackenzie 2016) 
O ácido nalidíxico é um medicamento antibacteriano, utilizado no tratamento de infecções do trato urinário causadas por bactérias gram-negativas. Esse fármaco, cuja fórmula estrutural está representada acima, atua inibindo a síntese do DNA bacteriano.

A respeito da molécula do ácido nalidíxico, é correto afirmar que apresenta
a) os grupos funcionais, ácido carboxílico, amida e cetona.   
b) fórmula molecular C12H11N2O3.   
c) sete carbonos híbridos sp2.   
d) isômeros planos de função e isômeros geométricos cis/trans.    
e) seis carbonos primários, sendo três tetraédricos e três trigonais planos.   
  
2. (Uece 2016)  O benzeno é usado principalmente para produzir outras substâncias químicas. Seus derivados mais largamente produzidos incluem o estireno, que é usado para produzir polímeros e plásticos, fenol, para resinas e adesivos, e ciclohexano, usado na manufatura de nylon. Quantidades menores de benzeno são usadas para produzir alguns tipos de borrachas, lubrificantes, corantes, detergentes, fármacos, explosivos e pesticidas. O benzeno não é representado apenas por uma estrutura de Lewis, mas por mais de um arranjo para descrever sua estrutura, que corresponde ao efeito mesomérico ou ressonância e é identificada
a) por ser bastante estável e agir como se tivesse isoladamente ligações simples e ligações duplas.   
b) pelas distâncias entre os átomos de carbono das ligações simples (1,54 Å) e das ligações duplas (1,34 Å).   
c) pela variação da posição dos elétrons σ (sigma) que provocam mudanças nas posições dos átomos de carbono.   
d) por possuir distância intermediária entre os átomos de carbono, comparada com a distância da ligação simples e a distância da ligação dupla.   
  
3. (Pucpr 2016)  O motor de um carro aquece muito, afinal, a combustão é a base do seu funcionamento. Para remover o excesso de calor, o motor de um carro é resfriado por um líquido que circula continuamente, o líquido de arrefecimento. Esse líquido pode ser água pura, mas há vantagem em utilizar aditivos que modificam as propriedades dessa água. Isso porque a água pura congela normalmente a 0 ºC e ferve a 100 ºC, mas a água com aditivos apresenta temperatura de congelamento mais baixa e de ebulição mais alta. Mesmo no Brasil, temperaturas muito baixas podem ocorrer à noite, nas regiões mais altas ou no Sul, e água pura no circuito de arrefecimento poderia congelar. Por outro lado, em um dia muito quente, a água de arrefecimento chega facilmente a mais de 100 ºC, exigindo que o sistema trabalhe em uma temperatura mais alta. Temos como saída a utilização de um soluto nos líquidos de arrefecimento, conhecido como etilenoglicol, substância que pode ser produzida por uma reação de oxidação, com reagente de Baeyer (permanganato de potássio) em meio alcalino.  
http://wap.educacao.uol.com.br/quimica/anticongelantes.htm

Analisando o texto e a substância etilenoglicol, assinale a alternativa CORRETA.
a) O referido álcool é usado como líquido de arrefecimento, pois aumenta a temperatura de solidificação da água e diminui a temperatura de ebulição da água.   
b) O etilenoglicol possui suas moléculas unidas por forças intermoleculares Ponte de London, a que justifica seu alto ponto de ebulição e fusão.   
c) O reagente de Baeyer, mencionado no texto, possui caráter ácido em solução, sofrendo hidrólise salina.   
d) O etilenoglicol pode ser obtido através da oxidação branda do eteno, hidrocarboneto com cinco ligações sigma e uma ligação pi em sua fórmula estrutural.   
e) No etilenoglicol temos os carbonos com hibridação sp3 e sp.    

4. (Ufpr 2014)  Sobre as substâncias apresentadas a seguir, utilizadas em doping, considere as seguintes afirmativas:1. A metanfetamina possui uma amina secundária.2. A testosterona é um composto aromático.3. A testosterona possui função cetona.4. A hidroclorotiazida é um sal.

Assinale a alternativa correta.  
a) Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
b) Somente a afirmativa 3 é verdadeira.    
c) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.    
d) Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.    
e) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.     

5. (Uern 2013)  O aspartamo ou aspartame, aditivo alimentar utilizado para substituir o açúcar comum, foi criado em 1965 pela empresa americana G.D. Searle & Company, sendo comprada, posteriormente, pela Monsanto. Possui maior poder de adoçar (cerca de 200 vezes mais doce que a sacarose) e é menos denso. O aspartamo, geralmente, é vendido junto com outros produtos e é o mais utilizado em bebidas. 
Analisando a estrutura molecular do aspartamo, é correto afirmar que possui
a) 1 éster e 1 cetona.  
b) 1 amida e 1 cetona.  
c) 1 aromático e 6 ligações sigma.  
d) 9 carbonos sp2 e 5 carbonos sp3.   

6. (IFSP 2014)  O ácido oxálico está presente em produtos utilizados para remover manchas de ferrugem em tecidos. A fórmula estrutural desse ácido é: 
O exame dessa fórmula mostra que, na molécula de ácido oxálico, existem entre os átomos ligações
a) iônicas.  
b) de hidrogênio.  
c) covalentes.  
d) metálicas.  
e) dativas.   

7. (Uerj 2014)  Um nanotubo é uma estrutura cilíndrica microscópica formada apenas por átomos de carbono com hibridação sp2.
O esquema abaixo representa um corte lateral de um nanotubo. Cada esfera corresponde ao núcleo de um átomo e cada traço a uma ligação entre carbonos. Não estão indicadas no esquema as ligações do tipo pi. 
O número de ligações duplas realizadas por átomo em um nanotubo corresponde a:  
a) 1  
b) 2  
c) 3  
d) 4     

8. (CFTRJ 2014)  O elemento químico X apresenta subnível mais energético igual a 6s2. Esse elemento químico, ao reagir com o elemento químico Y, contendo os subníveis 4s24p5 na camada de valência, formará um composto que terá a seguinte fórmula química e tipo de ligação:  
a) XY3 – ligação iônica.    
b) XY – ligação covalente.    
c) XY2 – ligação iônica.    
d) X2Y – ligação covalente.   

9. (Uel 2014)  Leia o texto a seguir. 

Um homem provocou a explosão de uma fossa, danificando residências. Passava das 10h quando colocou o carbureto, uma substância química, na fossa da casa da sogra. Segundo testemunhas, ele lançou um fósforo aceso no buraco, provocando imediatamente a explosão que o arremessou sobre um muro de aproximadamente 2,5 metros, causando-lhe fraturas. Por que a fossa explodiu? Ao se jogar o carbureto, em contato com água, produzem-se gás acetileno (gás utilizado em maçaricos), hidróxido de cálcio e uma grande quantidade de calor. 
(Adaptado de: <http://www.folhape.com.br/cms/opencms/folhape/pt/edicaoimpressa/arquivos/2012/10/01_10_2012/0045.html>. Acesso em: 15 maio 2013.) 

Com base no texto e nos conhecimentos sobre química, considere as afirmativas a seguir. 
I. 1 mol de CaC2 é produzido a partir de 2 mol de C e 1 mol de Ca.
II. A fórmula mínima para a reação da produção do gás acetileno é:
2CaC2(s) + 4H2O(l) → 2C2H2(g) + 2Ca(OH)2(aq)III. Ao atear fogo àquele sistema gasoso fechado, ocorreu a redução aparente do carbono do acetileno para o dióxido de carbono.
IV. O acetileno C2H2 não segue a regra do octeto quando representado pela estrutura de Lewis. 

Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são corretas.  
b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.  
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.  
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.  
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.    

10. (Ufg 2014)  Considerando-se o modelo de repulsão dos pares de elétrons da camada de valência (do inglês, VSEPR), as moléculas que apresentam geometria linear, trigonal plana, piramidal e tetraédrica são, respectivamente,
a) SO2, PF3, NH3 e CH4
b) BeH2, BF3, PF3 e SiH4  

c) SO2, BF3, PF3 e CH4  
d) CO2, PF3, NH3 e CCl4e) BeH2, BF3, NH3 e SF4   

11. (Uerj 2014)  Utilize as informações a seguir para responder à seguinte questão. 

O ciclo do nitrogênio é extremamente importante para os seres vivos. Esse elemento faz parte de diversos compostos orgânicos, como proteínas e ácidos nucleicos. Na tabela, há exemplos de formas químicas do nitrogênio incorporadas por alguns seres vivos. 

O nitrato, íon de geometria trigonal plana, serve como fonte de nitrogênio para as bactérias. Observe as seguintes fórmulas estruturais: 
A fórmula que corresponde ao íon nitrato está identificada pelo seguinte número:
a) I  
b) II  
c) III  
d) IV   

12. (Ufpr 2013)  O átomo de carbono sofre três tipos de hibridação: sp3, sp2 e sp. Essa capacidade de combinação dos orbitais atômicos permite que o carbono realize ligações químicas com outros átomos, gerando um grande número de compostos orgânicos. A seguir são ilustradas estruturas de dois compostos orgânicos que atuam como hormônios. 
Acerca da hibridação dos átomos de carbono nos dois hormônios, considere as seguintes afirmativas:
1. A testosterona possui dois átomos de carbono com orbitais híbridos sp2.
2. A progesterona possui quatro átomos de carbono com orbitais híbridos sp2.
3. Ambos os compostos apresentam o mesmo número de átomos de carbono com orbitais híbridos sp3.
4. O número total de átomos de carbono com orbitais híbridos sp3 na testosterona é 16.

 Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.  
b) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.  
c) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.  
d) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.  
e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.     

13. (Ufg 2014)  As substâncias poliatômicas podem ser representadas por estruturas geométricas, as quais são definidas de acordo com as propriedades químicas dos elementos. Em uma estrutura octaédrica formada pelos elementos genéricos X e Y, onde o comprimento da ligação X _ Y é igual a 5 nm (1nm = 1 x 10-9 m) a seção que a divide em duas pirâmides regulares está representada na figura a seguir. 
Desprezando-se os efeitos de atração e repulsão, a distância aproximada entre os elementos Y e um exemplo de fórmula molecular que apresente a estrutura geométrica abordada são, respectivamente,
a) 5 nm e SF6   
b) 5 nm e CH4   
c) 7 nm e SF6   
d) 7 nm e NH3   
e) 7 nm e CH4  
Compartilhe no Google Plus

Sobre Portal do Vestibulando

O objetivo do site é fornecer material didático a todas as pessoas que buscam ampliar seus conhecimentos, vestibulandos ou não. Assim, caso você precise de algum material específico, entre em contato conosco para que possamos disponibilizá-lo!

0 comentários:

Postar um comentário