Estratificação Social - Diferenças Sociais - Classes Sociais - Gabarito

1. e) uma organização social de base econômica. 

2. a) uma interação cultural, com a incorporação de ingredientes advindos de tradições culinárias distintas.

3. a) João é filho de operário, pois seu pai é funcionário de uma fábrica têxtil. 

4. d) O desemprego e a criminalidade referidos às classes populares eram vistos pelos poderes públicos, menos como questão social e mais como questão de polícia, dentro de uma concepção restritiva de cidadania. 

5. e) O setor informal é outro fator indicador de condições de reprodução capitalista no Brasil. Os camelôs e vendedores ambulantes são trabalhadores, que não estão juridicamente regulamentados, mas que revelam a especificidade da economia brasileira. 

6. b) pela divisão da sociedade em classes sociais, decorrente da separação entre proprietários e não proprietários dos meios de produção. 

7. d) As pessoas se diferem umas das outras pelo lugar ocupado por elas num sistema historicamente determinado de produção social, de relação com os meios de produção e por seu papel na organização social do trabalho. 

8. c) apenas I e III estão corretas. 

9. e) A posição que os indivíduos ocupam nas relações de produção. 

10. e) A pobreza e a desigualdade são construções sociais que se desenvolvem na história e por isso são absolutamente reversíveis. 

11. e) Uma, que chamava natural ou física, porque foi estabelecida pela natureza e que consiste na diferença das idades, da saúde, das forças corporais e das qualidades da alma. Outra, que se pode chamar de desigualdade moral ou política, pois depende de uma espécie de convenção e foi estabelecida pelo consentimento dos homens.

12. b) As péssimas condições de habitação revelam que o Estado não está voltado nem preparado para a aplicação da riqueza social (oriunda dos impostos arrecadados), que possibilita o bem-estar da maioria da população.
Axact

Portal do Vestibulando

O espaço virtual do estudante!

Postar um comentário:

7 commentários:

  1. Parabéns,Se mostra como uma ferramenta excelente para o Professor.É um auxílio importante para ampliar a discussão e a avaliação.Muito bom!

    ResponderExcluir
  2. Parabenizo pelas questões, pois as mesmas articulam a realidade e a teoria sociológica.

    ResponderExcluir
  3. muito bom o seu trabalho!

    ResponderExcluir
  4. ótimo!Parabéns pelas questões me ajudará muito no meu trabalho.

    ResponderExcluir
  5. muito bom, inclusive para estudar,melhor do que ler aqueles livros, que no meio do texto agente se perde de tanta coisas que tem.

    ResponderExcluir