Independência da América: do Bolivarismo e Chavismo - Gabarito


1. a) liderou um movimento a favor da independência da América do Sul e idealizou uma unidade continental chamada Gran Colômbia que se desfez em repúblicas. 

2. a) O Pan-Americanismo seria a união política da América Latina. 

3. 01 + 02 + 04 + 08 = 15.

4. e) Bolivarianismo. 

5. e) conforme afirma na carta, Bolívar declarou diversas vezes seu sonho de unidade americana, mas, em sua ação política e militar, reconheceu que as diferenças internas eram insuperáveis. 

6. c) dos fortes e decisivos interesses ingleses, norte-americanos e das próprias elites locais da América. 

7. e) Criar uma Confederação dos Estados Americanos face à possível contraofensiva da Europa apoiada pela Santa Aliança. 

8. d) neopopulismo e não-alinhamento à internacionalização econômica 

9. d) postura centralizadora do presidente venezuelano Hugo Chavez ao tentar conter a onda liberal que caracterizou a derrubada do muro, símbolo do socialismo autoritário do leste europeu no pós-guerra. 

10. d) com a chegada ao poder desse político de história controversa (pois ele tentou dar um golpe militar no país, no início da década de 1990), a nação sul-americana se dividiu entre os que o amam e os que o odeiam, e o seu discurso populista acendeu a "luz amarela" do governo norte-americano em relação à sua influência política continental de forte alinhamento cubano e do aumento do controle estatal sobre as reservas de petróleo. 

11. b) pelo fato da Venezuela ser membro da OPEP e o 3o maior exportador mundial de petróleo e temer um aumento da produção e consequente queda de preços do produto. 

12. c) apropriação frequente de acontecimentos sociais e políticos pelo mercado da mídia eletrônica. 

13. d) espécie de retorno da figura do caudilho. 

14. c) o esforço de algumas iniciativas integradoras não conseguiu, até hoje, se impor, dadas as disputas regionais e os conflitos de interesses entre países latino-americanos. 

15. d) O golpe contra Chávez revela a instabilidade política da América Latina, e a ação do atual governo Bush retoma práticas já utilizadas, no passado, de desestabilização política ou apoio a ditaduras militares. 

16. a) participação de Bolívar na consolidação da independência da Grande Colômbia, da qual a Venezuela fazia parte. 

17. a) a ascensão dos governos populares ao poder, em quase toda a América Latina nesta década, pouco contribuindo para diminuição da corrupção política, espelho dos procedimentos adotados ou implantados por governos antidemocráticos e/ou oligárquicos do início dessas repúblicas. 

18. e) Dois princípios fundamentais das práticas populistas são a ideia de supremacia da vontade do povo e a existência de uma relação direta entre este e o líder.
Compartilhe no Google Plus

Sobre Portal do Vestibulando

O objetivo do site é fornecer material didático a todas as pessoas que buscam ampliar seus conhecimentos, vestibulandos ou não. Assim, caso você precise de algum material específico, entre em contato conosco para que possamos disponibilizá-lo!