A Mercadoria - Karl Marx

Por Heitor H. Sayeg 

Marx apresenta a sociedade capitalista como um grande depósito de mercadorias; neste sistema, as relações sociais são baseadas nas trocas comerciais. O sistema de trocas é essencial para a vida em sociedade, pois é impossível um só homem produzir todos os bens de consumo de que necessita, dado que a exigência humana, para a plena satisfação da vida, é grande e variada. Para resolver este problema, as pessoas trocam entre si os produtos que necessitam para viver.


O grande problema deste processo é determinar o valor de cada produto. Na troca simples de mercadorias, o que determina este valor é o tempo de trabalho socialmente gasto para sua produção. É neste contexto que aparece o dinheiro, que possui a função de equivalente geral das mercadorias, ou seja, o dinheiro é uma mercadoria aceita por todos os membros da sociedade. Este processo pode ser representado pela equação MERCADORIA -> DINHEIRO -> MERCADORIA. A função do dinheiro, portanto, nada mais é do que facilitar a troca de mercadorias entre os indivíduos; outra característica das mercadorias é que possuem dois tipos distintos de valores: Valor de Troca (capacidade de ser trocada, valor monetário) e Valor de Uso (utilidade, importância dentro de uma sociedade).


O processo de transição do mercantilismo (acúmulo de metais) para o capitalismo (acúmulo de capitais) é representado pela mudança do setor em que a acumulação de bens ocorre. Enquanto que no mercantilismo a acumulação ocorre através do comércio (troca de mercadorias), no capitalismo a acumulação, e o consequente enriquecimento de uma parcela da sociedade, é baseada na indústria (produção de mercadorias); é esta mudança que proporciona, segundo Marx, o surgimento do proletariado e a maior exploração dos proprietários dos meios de produção em relação aos trabalhadores.
Compartilhe no Google Plus

Sobre Portal do Vestibulando

O objetivo do site é fornecer material didático a todas as pessoas que buscam ampliar seus conhecimentos, vestibulandos ou não. Assim, caso você precise de algum material específico, entre em contato conosco para que possamos disponibilizá-lo!

0 comentários:

Postar um comentário