Santo Agostinho: herança platônica e filosofia da história


Agostinho incorpora muitos princípios da filosofia platônica. Ele concebe que existe realmente um mundo das ideias, mas este mundo não se afirma como uma segunda região da realidade, o mundo das ideias de Santo Agostinho é a mente de Deus. As ideias têm seu fundamento na mente divina enquanto modelos perfeitos segundo os quais Deus criou todos os seres por sua vontade, ou seja, por amor. Diferentemente da concepção neoplatônica que concebe a produção do mundo por emanação do uno e mesmo da concepção platônica do demiurgo, Agostinho afirma que Deus não criou o mundo a partir de si mesmo, mas sim a partir do nada.

O homem foi criado como ser intermediário entre os anjos e os animais. É racional e mortal. Assim como em Platão, o corpo humano é interpretado como a prisão onde se encontra a alma que precisa se elevar, libertar-se dos apegos a este mundo, posto que o mal seja justamente a ausência do bem que nasce quando se prefere os bens do mundo material aos bens eternos e imutáveis. A fonte do mal é escolher o mundo em vez de Deus.

Se encontramos dois mundos distintos na filosofia platônica, em Agostinho encontramos a ideia de que toda história humana é uma luta entre o reino de Deus (cidade de Deus) e o reino do mundo (cidade dos homens). A história da cidade dos homens é marcada pelo afastamento de Deus (pecado) e pela decadência. Por outro lado, porém, em meio à história da cidade dos homens vai se erguendo paulatinamente a cidade de Deus por meio dos profetas, da encarnação divina, da ação da Igreja e do testemunho dos santos. A finalidade da história é a vitória completa da cidade de Deus sobre a cidade dos homens com a chegada do dia do juízo final precedido do retorno do Messias.

Disponível em Portal Aprende Brasil
Compartilhe no Google Plus

Sobre Portal do Vestibulando

O objetivo do site é fornecer material didático a todas as pessoas que buscam ampliar seus conhecimentos, vestibulandos ou não. Assim, caso você precise de algum material específico, entre em contato conosco para que possamos disponibilizar.