A Filosofia Patrística


Patrística é o nome que se dá à filosofia dos primeiros padres da Igreja nos primeiros momentos do cristianismo quando a fundamento intelectual da doutrina cristã vai ganhando corpo, ao mesmo tempo em que se procura combater as heresias e defender a nova fé dos ataques intelectuais dos pagãos. Esses primeiros padres não possuíam ainda um sistema filosófico rígido e coerente. Na maioria das vezes, eles faziam uso do pensamento helênico e do neoplatonismo de forma eclética, de acordo com as necessidades do momento.

Os padres chamados de “apologetas” são aqueles que procuram defender a fé cristã dos perigos externos. São Justino (100-167) realizou um enorme esforço intelectual para harmonizar a filosofia helenística com a revelação cristã. Tertuliano (169-220) seguiu por outro caminho: recusando o valor da filosofia manifestou uma posição radicalmente antifilosófica; a ele é atribuída a expressão: credo quia absurdum (Creio porque é absurdo). Clemente de Alexandria (150-215), ao contrário de Tertuliano, valorizava a razão e a filosofia como uma etapa importante para se alcançar um verdadeiro conhecimento sobre as verdades da fé. Orígenes (185-254) foi o pensador que interpretou a criação de modo rigoroso como sendo uma produção do mundo a partir do nada: é neste ponto que temos a ruptura entre o pensamento cristão e o grego.

No século IV, a Patrística encontrou o seu auge. Neste ponto, o pensamento cristão já possuía uma fundamentação intelectual bastante profunda e bem embasada. Ao mesmo tempo, a cultura romana continuou se nutrindo da filosofia helenística, que foi perdendo fôlego e não se renovou. O quadro que se revelou aos poucos mostrou uma superioridade intelectual do cristianismo sobre o helenismo. Neste contexto apareceu a figura de Santo Agostinho. Ele representa o ponto mais alto da patrística e sua filosofia abre uma nova perspectiva para tudo o que vem depois.

Disponível em Portal Aprende Brasil
Compartilhe no Google Plus

Sobre Portal do Vestibulando

O objetivo do site é fornecer material didático a todas as pessoas que buscam ampliar seus conhecimentos, vestibulandos ou não. Assim, caso você precise de algum material específico, entre em contato conosco para que possamos disponibilizar.