Trabalho e arte nas sociedades pré-colombianas

As sociedades pré-colombianas, além de possuírem um regime teocrata, destacaram-se também por outra característica marcante de sua existência: a representação artística, sendo a arquitetura um de seus maiores legados. 

Os templos foram monumentos de grande importância para esses povos, construídos com o esforço da maior parte da população, eles representavam o status dos sacerdotes.

Você pode observar, no documento 1, o Templo das Inscrições em Palenque e, também, no documento 2, o palácio do governador em Uxmal, ambos localizados na província de Iucatã, no México. Nestas duas imagens é representado o estilo de construção destes povos com motivos retangulares, o que nos possibilita perceber seu conhecimento também na matemática. Tanto a pirâmide quanto o palácio apresentam estas formas, trabalhadas em relevo, com uma íngreme escadaria que corta um dos lados da pirâmide e dá acesso ao templo.

Juntamente com a arquitetura, o trabalho artístico Maia manifestou-se também na escultura a partir de objetos de decoração dos templos. 

O documento 3 apresenta um objeto que propõe uma representação do sagrado para esta sociedade Maia.

Com as pesquisas da arqueologia, descobriu-se que a cultura Maia foi uma das poucas sociedades em que os artistas escreviam seu nome nas obras. Esta é uma particularidade importante, pois, na maioria das sociedades antigas, o trabalho do artista era anônimo, a serviço da coletividade, dos ritos sagrados, caracterizado, muitas vezes, como um trabalho escravo.

A arquitetura é também um dos aspectos surpreendentes da cultura Inca. Possuía simplicidade e imponência em suas portas ornamentais em forma de trapézio. A cidade de Machu Picchu é que melhor documenta a concepção arquitetônica e urbanística dos Incas. Existem várias hipóteses para explicar o significado da construção desta cidade perdida, até a década de 1940, nos Andes peruano.

Mas, pouca coisa se sabe sobre os motivos que levaram os Incas a transportar, com árduo trabalho, pedras e água para construir uma cidade atualmente muito visitada, cujas eternas testemunhas foram antes apenas o sol, as estrelas e o vento.

Fonte: Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Compartilhe no Google Plus

Sobre Portal do Vestibulando

O objetivo do site é fornecer material didático a todas as pessoas que buscam ampliar seus conhecimentos, vestibulandos ou não. Assim, caso você precise de algum material específico, entre em contato conosco para que possamos disponibilizá-lo!