Questão Indígena e Étnica no Brasil - Gabarito


1. c) identificação de uma concepção, partilhada por uma população, da existência de uma trajetória histórica comum que funda uma identidade. 

2. 02 + 04 + 16 = 22.

3. a) V V V 

4. b) as situações de violência descritas no texto expressam a persistência de preconceitos contra homossexuais e negros na sociedade brasileira. 

5. b) Os estudos centrados na noção de raça classificam a humanidade por meio da seleção natural e da organização genética. 

6. b) Somente a afirmativa III está correta. 

7. d) a autora quer dizer que devemos hoje operar cada vez mais com categorias tais como a especificidade da raça negra, da raça branca, da raça amarela e outras mais. 

8. c) apesar das desigualdades sociais imensas que sofreram e sofrem, marginalizando-os, eles continuam presentes marcando, atualmente, muito melhor suas identidades e pertencimentos culturais específicos, abrindo e conquistando espaços políticos dentro da sociedade brasileira. 

9. a) todas as afirmações são verdadeiras. 

10. b) A música faz referência a um processo de exclusão seletiva que atinge de forma mais gravosa a população negra. 

11. e) estabelece uma ruptura com teorias eugenistas que defenderam a purificação racial como meio de aperfeiçoamento da humanidade.
Compartilhe no Google Plus

Sobre Portal do Vestibulando

O objetivo do site é fornecer material didático a todas as pessoas que buscam ampliar seus conhecimentos, vestibulandos ou não. Assim, caso você precise de algum material específico, entre em contato conosco para que possamos disponibilizar.