Brasil: Transportes e Comunicações - Gabarito


1. b) ocorrência de hierarquia urbana 

2. c) A cabotagem teve importante papel no longo processo de formação do território brasileiro, transportando pessoas, mercadorias e informações entre os principais portos desde o período colonial. No século XX, perdeu importância para o sistema de transporte rodoviário. 

3. d) I e II, apenas. 

4. b) II. 

5. c) aumento na representatividade da região Nordeste, associado à disponibilidade de redes técnico-informacionais e aos menores custos de operação. 

6. d) valorização de regiões de baixa densidade demográfica. 

7. e) predominância do transporte rodoviário associado à penetração das multinacionais automobilísticas. 

8. a) crescimento de áreas agrícolas destinadas ao mercado externo, como as da soja, favoreceu o fortalecimento das lavouras tecnificadas. 

9. c) redução da exportação de gêneros agrícolas em função da dificuldade para o escoamento. 

10. c) possui uma malha com diferentes bitolas e interliga especialmente áreas do interior aos portos, visando a exportação. 

11. c) capacidade de produção de minerais metálicos. 

12. d) É um dos principais exportadores de produtos agrícolas. Exporta e importa grãos, líquidos, automóveis, madeira e papel. 

13. b) a construção de estações intermodais a fim de permitir a integração dos diferentes meios de transporte do País. 

14. b) a expansão da malha ferroviária pelo interior de São Paulo permitiu que mão de obra estrangeira fosse contratada para trabalhar em cafezais de regiões cada vez mais distantes do porto de Santos. 

15. e) intensificou-se a modernização do sistema portuário, incluindo a construção de portos como os de Sepetiba (RJ) e Pecém (CE).

16. e) A Cordilheira dos Andes exige investimentos altos em infraestrutura/interesses do agronegócio brasileiro em exportar aos mercados asiáticos.

17. a) nas “disputas” por mobilidade urbana, a automobilização crescente gera problemas para o pedestre que também é usuário dos transportes coletivos.
Compartilhe no Google Plus

Sobre Portal do Vestibulando

O objetivo do site é fornecer material didático a todas as pessoas que buscam ampliar seus conhecimentos, vestibulandos ou não. Assim, caso você precise de algum material específico, entre em contato conosco para que possamos disponibilizá-lo!