Filosofia - Lógica - Questões de Vestibulares


1. d) indutiva. 

2. a)

3. a) O raciocínio indutivo é amplamente utilizado pelas ciências experimentais. 

4. c) ilustra a problematização da crença numa verdadeira existência do mundo sensível, à qual se chegaria pelos sentidos. 

5. b) Lógico Indutivo. 

6. c) Ao longo da historia, não foi observado ser vivo que fosse imortal. Desta forma afirmei ao meu amigo que o seu galo de estimação, que é um ser vivo, mais cedo ou mais tarde morrerá. 

7. d) lógica formal ou menor e lógica material ou maior. 

8. b) De acordo com Popper, o princípio da indução não tem base lógica porque a verdade das premissas não garante a verdade da conclusão. 

9. b) Seu João e Dona Maria têm três filhos: Antonio, Pedro e Vera. Antonio é engenheiro arquiteto, Pedro, engenheiro mecânico e Vera, engenheira ecológica. Seu João e Dona Maria estão muito felizes porque todos os seus filhos são engenheiros. 

10. b) a, b,c, d têm todas as propriedades P e Q 
          a, b, c têm todos a propriedade R 
          portanto, d tem a propriedade R 

11. c) No argumento dedutivo a conclusão está contida nas premissas. A realidade experimental é o ponto originante da indução. É aparente a lógica do sofisma. 

12. a) II e IV 

13. a) de identidade, de não contradição e de terceiro excluído. 

14. b) o fundador da Metafísica.
Compartilhe no Google Plus

Sobre Portal do Vestibulando

O objetivo do site é fornecer material didático a todas as pessoas que buscam ampliar seus conhecimentos, vestibulandos ou não. Assim, caso você precise de algum material específico, entre em contato conosco para que possamos disponibilizar.