Espaço Geográfico - Gabarito


1. a) Infraestruturas espaciais, como sistemas de circulação de bens e pessoas e sistemas de informação, aumentam a quantidade de relações socioeconômicas e podem ser entendidas como elementos que contribuem para a própria construção social. 

2. c) pela existência do deserto do Atacama, na América do Sul. 

3. c) apenas I e III. 

4. d) Nas sociedades primitivas, cada grupo humano construía seu espaço de vida com as técnicas que inventava para tirar da natureza os elementos indispensáveis à sua sobrevivência; organizava a produção, sua vida social e o espaço geográfico na medida de suas próprias forças e necessidades. 

5. b) geoeconômica – bacias hidrográficas – administrativa – domínios morfoclimáticos. 

6. b) Nas relações entre o homem e o meio natural, aquele não é um mero elemento passivo; é sobretudo um agente, e sua ação é tanto mais antiga quando mais avançado seu grau de cultura e mais desenvolvida a técnica de que é portador. 

7. c) A divisão político-administrativa do Brasil, representada por divisas territoriais, é historicamente dinâmica e muda com o passar do tempo, desde o período colonial. 

8. e) o desmatamento. 

9. a) O território brasileiro mais do que dobrou o seu tamanho original ao longo de sua história. Esse ganho de terras, antes pertencentes à Espanha, deu-se a oeste da linha demarcatória do Tratado de Tordesilhas. 

10. e) III, IV, I, II 

11. a) A planície do Rio Amazonas, como principal forma de relevo, e clima equatorial. 

12. e) Predominam as depressões, com a presença de planícies descontínuas no sul e ao longo da calha do Rio Amazonas, e uma formação planáltica ao norte.

13. e) generalização do ambiente rural, independentemente das características de sua vegetação. 

14. d) 4 – destaque para morros com aspecto mamelonar; a ocupação humana antiga e predatória destruiu grande parte da mata original.

Compartilhe no Google Plus

Sobre Portal do Vestibulando

O objetivo do site é fornecer material didático a todas as pessoas que buscam ampliar seus conhecimentos, vestibulandos ou não. Assim, caso você precise de algum material específico, entre em contato conosco para que possamos disponibilizar.