1. c) a estratificação da sociedade brasileira é dividida em classes sociais, que são determinadas por condições econômicas e sociais de vida. 

2. a) a relação entre a desigualdade social e a fragilidade do equilíbrio ecológico planetário. 

3. d) As pessoas se diferem umas das outras pelo lugar ocupado por elas num sistema historicamente determinado de produção social, de relação com os meios de produção e por seu papel na organização social do trabalho.

4. b) segundo Karl Marx, aqueles que possuem ou controlam os meios de produção têm poder, sendo capazes de manipular os símbolos culturais através da criação de ideologias que justifiquem seu poder e seus privilégios. 

4. e) O setor informal é outro fator indicador de condições de reprodução capitalista no Brasil. Os camelôs e vendedores ambulantes são trabalhadores, que não estão juridicamente regulamentados, mas que revelam a especificidade da economia brasileira. 

5. e) O setor informal é outro fator indicador de condições de reprodução capitalista no Brasil. Os camelôs e vendedores ambulantes são trabalhadores, que não estão juridicamente regulamentados, mas que revelam a especificidade da economia brasileira. 

6. c) apenas I e III estão corretas. 

7. b) As péssimas condições de habitação revelam que o Estado não está voltado nem preparado para a aplicação da riqueza social (oriunda dos impostos arrecadados), que possibilita o bem-estar da maioria da população. 

8. e) A pobreza e a desigualdade são construções sociais que se desenvolvem na história e por isso são absolutamente reversíveis. 

9. e) Uma, que chamava natural ou física, porque foi estabelecida pela natureza e que consiste na diferença das idades, da saúde, das forças corporais e das qualidades da alma. Outra, que se pode chamar de desigualdade moral ou política, pois depende de uma espécie de convenção e foi estabelecida pelo consentimento dos homens. 

10. e) na riqueza, que não era usufruída por aqueles que a produziam.

Axact

Recomendamos

O espaço virtual do estudante!

Postar um comentário:

4 comentários:

  1. Parabéns a pagina com as questões são ótimas tudo que já trabalhei em sala

    ResponderExcluir
  2. os professores adoram pegar essas questões e da pra os alunos na sala de aula, né? são ótimos

    ResponderExcluir
  3. a questão 4 não pode ser a letra D, pois o assunto que esta à se referir no contexto, nao se encaixa no que a questão se refere.

    ResponderExcluir