Brasil Pré-Colonial - Gabarito


1. e) relativo descaso português pelo Brasil, nos primeiros trinta anos de História, explica-se pela aparente inexistência de artigos (ou produtos) que atendiam aos interesses daqueles que patrocinavam as expedições. 


2. d) busca da racionalidade e do espírito científico. 


3. d) F – V – V – F 

4. b) indígenas extraindo troncos de pau-brasil que, depois, eram empilhados nas feitorias. Chegando os portugueses, os nativos eram recompensados através de um escambo com produtos europeus. 

5. b) à fé religiosa, à ordenação jurídica e à hierarquia política. 

6. b) postura etnocêntrica do europeu diante das características físicas e práticas culturais do indígena. 

7. a) os homens derrubavam a floresta, caçavam e pescavam, e as mulheres trabalhavam no plantio. 

8. e) a diferença entre os termos que nomeavam as terras, sugerindo uma diferença entre a visão do índio e a do português. 

9. a) do destino dado ao produto do trabalho nos seus sistemas culturais. 

10. a) não existia propriedade privada, pois os únicos bens individuais eram os instrumentos de caça, pesca e trabalho, como o arco, a flecha e o machado de pedra. 

11. c) considerada monopólio da Coroa portuguesa e gerou muitos conflitos entre índios, portugueses e franceses. 

12. b) guiado pelo interesse dos descobridores em explorar a nova terra, principalmente por meio da extração de riquezas, interesse que se colocava acima da compreensão da cultura dos indígenas, que seria quase dizimada junto com essa população. 

13. a) Um grupo de mercadores portugueses, representados por Fernão de Loronha, arrendou o direito de exploração do território, no início do século XVI. 

14. b) a ritualização da guerra entre as tribos e o caráter semissedentário de sua organização social. 

15. e) do encontro, que identifica a colonização portuguesa como pacífica em função das relações de troca estabelecidas nos primeiros contatos entre portugueses e nativos.




Compartilhe no Google Plus

Sobre Portal do Vestibulando

O objetivo do site é fornecer material didático a todas as pessoas que buscam ampliar seus conhecimentos, vestibulandos ou não. Assim, caso você precise de algum material específico, entre em contato conosco para que possamos disponibilizá-lo!