Brasil - Fontes de Energia - Gabarito

1. c) I e V 

2. e) O projeto do Proálcool, ao privilegiar os usineiros, produziu alterações na organização espacial do campo, agravando os problemas relacionados à concentração de terras e ao êxodo rural, além do incentivo à monocultura.

3. a) dinâmica dos ventos alísios provindos das áreas de alta pressão subtropicais ao norte do Equador. 

4. c) 1, 2 e 5 

5. d) Entre 1970 e 2000, o petróleo era responsável por parcela significativa da dependência externa de energia. 

6. d) a região Amazônica vive atualmente a eminência da construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu. Impactos ambientais são de várias ordens e têm sido motivo de muitas discussões, a exemplo da redução da vazão do rio, do processo de desterritorialização de vários grupos indígenas e de perdas de parte da floresta e de sua biodiversidade. Se o cenário da Hidrelétrica de Tucuruí agregou violações de direito e desastre ambientais, em Belo Monte não será diferente. 

7. e) Somente as afirmativas I, III e IV são corretas. 

8. d) verão e inverno. 

9. a) incorreto             b) correto             c) incorreto 

10. a) apresenta um forte potencial no litoral nordestino.


11. b) energia limpa é aquela que não emite grande quantidade de poluentes para a atmosfera e é produzida com o uso de recursos renováveis, a exemplo de biocombustíveis como a cana-de-açúcar e as plantas oleaginosas que são fontes de energia originadas de produtos vegetais. 

12. d) III e IV, apenas. 

Compartilhe no Google Plus

Sobre Portal do Vestibulando

O objetivo do site é fornecer material didático a todas as pessoas que buscam ampliar seus conhecimentos, vestibulandos ou não. Assim, caso você precise de algum material específico, entre em contato conosco para que possamos disponibilizar.