Amazônia - Primeiro Império e Regência - Gabarito


1. c) às manifestações de rua ocorridas no mês de outubro, após a adesão do Pará à independência do Brasil, o que redundou na prisão e morte de centenas de pessoas, principalmente soldados, presos por ordem de John Grenfell nos porões do navio, depois conhecido como Brigue Palhaço.

2. d) As comemorações e homenagens feitas a Soares Andréia como o restaurador da ordem na cidade de Belém, após a anarquia que nela havia sido instituída pelo movimento cabano. 

3. b) negros, índios, brancos, mestiços, senhores e escravos, os quais lutaram inicialmente contra o autoritarismo da Regência mas que, no decorrer da luta, apresentaram objetivos específicos, de acordo com sua condição de classe e de cor. 

4. a) A mudança de denominação de Lugar da Barra para Cidade de Manaós ocorre em 1856 por iniciativa de Tenreiro Aranha. 

5. b) À inexistência, no texto da Constituição de 1824, da menção ao Rio Negro como Província. 

6. d) A Cabanagem começou como um conflito entre setores oligárquicos do Pará durante a Regência, mas, pelas condições socioeconômicas da região Norte e devido à participação popular intensa, converteu-se em autêntica rebelião social. 

7. c) No movimento cabano, alguns, como o Cônego Batista Campos, esperavam fazer a maioria na Assembleia Legislativa Provincial recém-criada, para obter as reformas que defendiam. 

8. d) A Cabanagem foi um conflito social semelhante à Balaiada, em que a participação das forças oligárquicas foi sempre secundária. 

9. d) Não foi aplicado, sendo então criada a Comarca do Alto Amazonas. 

10. b) Juntas Governativas.

11. c) Nas províncias do Grão-Pará, Maranhão e Bahia a resistência contra a independência foi mais forte, ocasionando lutas que se prolongaram além do 7 de setembro de 1822. 

12. a) As pressões internacionais para a abertura do rio Amazonas à navegação que recrudesceram nesse momento, fazendo com que o Império se visse premido a adotar medidas estratégicas para garantir suas prerrogativas na região. 

13. d) Autonomista
Compartilhe no Google Plus

Sobre Portal do Vestibulando

O objetivo do site é fornecer material didático a todas as pessoas que buscam ampliar seus conhecimentos, vestibulandos ou não. Assim, caso você precise de algum material específico, entre em contato conosco para que possamos disponibilizá-lo!