Roma Antiga - Gabarito


1. c) a capa e as calças que o personagem usa são tipicamente germânicas, adaptadas à vida sobre cavalos e diferentes das togas romanas. 

2. c) o “Comício da Plebe” deu aos patrícios o direito de decidirem pelos plebeus assuntos relativos aos interesses de ambos. 

3. d) Foi marcante nas sociedades grega e romana só a partir de um determinado estágio do desenvolvimento de ambas, quando surgiu a propriedade privada. 

4. a) pela expansão territorial, que levou ao domínio de territórios na Europa e no Mediterrâneo. 

5. a) a inflação, causada pelos altos preços dos alimentos, dada a baixa produtividade; o aumento no valor dos escravos, pela escassez dessa mão de obra. 

6. a) A eliminação da hegemonia cartaginesa sobre a região além de permitir que Roma passasse a dominar o comércio mediterrâneo, possibilitou aumentar o dinamismo próprio da estrutura escravista, que necessitava de mão de obra decorrentes das conquistas. 

7. c) o cristianismo sofreu violenta perseguição no Império Romano pela sua recusa em aceitar a divinização dos imperadores. 

8. e) a estratégia política de Cleópatra, objetivando a ampliação dos seus territórios em prejuízo dos romanos. 

9. c) expansão romana em direção ao Norte, no final do período republicano. 

10. e) grande número de escravos; predomínio do comércio; êxodo rural, gerando o empobrecimento da plebe. 

11. e) proclamou a liberdade do culto cristão passando Constantino a ser o protetor da Igreja. 

12. c) a crescente influência cultural dos povos conquistados, em especial os gregos, alterando as práticas religiosas romanas. 

13. d) enriquecimento do Estado romano, aparecimento de uma poderosa classe de comerciantes, aumento do número de escravos. 

14. a) limitar a área de terras públicas (Ager Publicus) ocupadas por particulares e distribuir as mesmas aos cidadãos pobres. 

15. c) pelo domínio da Sicília e disputa pelo controle do comércio no Mar Mediterrâneo. 

16. e) preservação do caráter aristocrático dos patrícios que controlaram o Senado, a Assembleia centuriata e as magistraturas. 

17. a) invasões dos territórios do Império Romano pelos povos germânicos, provocando mudanças nas instituições imperiais. 

18. b) os "plebeus" compunham a classe formada pelos camponeses, artesãos e alguns que conseguiam enriquecer-se por meio do comércio, atividade que lhes era permitida. 

19. c) O império romano começou a sofrer a terrível crise do trabalho escravo, base principal de sua riqueza.

20. d) os combates entre gladiadores, promovidos nos estádios, serviam para diminuir a insatisfação popular contra os governantes. 

21. d) A associação entre os cristãos e os inimigos bárbaros que punha em risco a estabilidade política e religiosa interna do mundo imperial romano. 

22. d) escravos das áreas dominadas. 

23. c) adquiriu grandes poderes e privilégios especiais, como os títulos de ditador perpétuo e de censor vitalício, suscitando lutas políticas pelo poder, sobretudo no Senado Romano. 

24. e) os privilégios dos cidadãos das cidades gregas e romanas se originavam da condição de proprietários rurais. 

Compartilhe no Google Plus

Sobre Portal do Vestibulando

O objetivo do site é fornecer material didático a todas as pessoas que buscam ampliar seus conhecimentos, vestibulandos ou não. Assim, caso você precise de algum material específico, entre em contato conosco para que possamos disponibilizá-lo!