1. d) havia uma ordem liberal e uma organização federativa, o domínio político das oligarquias estaduais e a força dos coronéis nos municípios, além de uma participação eleitoral restrita.   
  
2. a) se refere à Guerra do Contestado, que, para a imprensa e autoridades militares, era uma reedição do fanatismo de Canudos.   
  
3. a) pela exclusão de boa parte das oligarquias regionais no poder central do país, na medida em que os Estados mais importantes economicamente controlavam a Presidência da República.   
  
4. d) a política dos governadores, que articulava a ação do governo federal aos interesses das oligarquias locais.   
  
5. b) buscar uma arte moderna de raízes brasileiras e de compromisso com a nacionalidade, promovendo uma revisão de valores artístico-culturais, de linguagem e conceitos.   

6. a) apresenta a força do trabalho coletivo para a produção da riqueza agrícola.

7. b) ausência de autonomia dos eleitores e sua fidelidade forçada a alguns políticos, as quais limitavam o direito de escolha e demonstravam a fragilidade das instituições republicanas.

8. a) restauração monárquica, embora hoje saibamos que a rejeição à República era apenas uma das razões da rebeldia.

9. c) demolição de moradias coletivas

10. c) ao movimento tenentista, do qual foi oriunda, e à tentativa de derrubar o presidente Artur Bernardes.

11. a) Reação Republicana.

12. a) a borracha se tornou não somente o principal produto de exportação da região amazônica, mas o segundo produto brasileiro da pauta de exportações, apenas atrás do café, sendo a exportação da borracha uma importante atividade no cenário econômico brasileiro.

13. e) Harmonizar os interesses dos Estados mais ricos, ao mesmo tempo em que favorecia os objetivos do poder central em relação à política nacional.

14. b) o povo se revoltava contra certas medidas do governo, como a expulsão de moradores e a demolição de cortiços para a abertura de avenidas, e a vacinação obrigatória, realizada com intervenção violenta da polícia.

15. a) hierarquias sociais herdadas do escravismo.

16. d) das poucas oportunidades oferecidas aos sertanejos em um contexto social marcado pela exploração oligárquica, pela miséria e pela fome.

17. d) hierarquização derivada da concentração fundiária



Axact

Portal do Vestibulando

O espaço virtual do estudante!

Postar um comentário:

2 commentários:

  1. porque a letra A da 5 ta errada?

    ResponderExcluir
  2. Porque o "florianismo" = radicalismo = "jacobinismo", defendia o uso da força para garantir e manter a ordem republicana e a Coluna Prestes lutava exatamente contra esse autoritarismo republicano, que privilegiava São Paulo e Minas Gerais, na Política do Café com Leite.

    ResponderExcluir