América Latina no Século XX - Gabarito



1. c) bipolaridade entre capitalismo e socialismo – multipolaridade da ordem econômica 

2. e) O desenvolvimento de políticas econômicas de cunho nacionalista e que visavam a garantir maior autonomia internacional. 

3. d) os países latino-americanos vivenciaram um período de instabilidade caracterizado pela presença dos militares na política, pela substituição de regimes democráticos por ditaduras, e pela interferência norte americana, tanto nos golpes quanto nos processos de redemocratização. 

4. d) repressão de ativistas oposicionistas. 

5. b) Reino Unido, por territórios na América do Sul. 

6. a) a Segunda Guerra Mundial e a política de boa vizinhança. 

7. d) I, III e IV. 

8. d) apenas I, II e III. 

9. a) produção de cana-de-açúcar e de tabaco com vistas ao mercado externo 

10. d) uma forma de "populismo", apoiada nos setores mais novos do proletariado urbano e nas camadas inferiores das classes médias; 

11. d) democrática, com amplo respaldo popular e de grupos esquerdistas cristãos. 

12. b) o incidente conhecido como "Invasão da Baía dos Porcos", no governo Kennedy, caracterizou-se como uma fracassada tentativa americana de invadir Cuba. 

13. d) Crise do Estado oligárquico baseado nos modelos econômicos agroexportadores.

14. b) beneficiou, sobretudo, as classes ligadas ao capitalismo industrial.

15. a) Populistas. 

16. c) uma ação do governo norte-americano em direção ao apaziguamento dos nacionalismos e das guerrilhas da América Latina, através de estímulos à modernização; 

17. a) pela intensa participação camponesa. 

18. b) foi um governo com uma retórica nacionalista, que recebeu dos "descamisados" importante sustentação política. 

19. d) promover uma política de conciliação de classes sociais visando à modernização e ao desenvolvimento econômico autônomo, realizando concessões às classes trabalhadoras para manter o apoio popular. 

20. b) a luta do campesinato pela propriedade da terra e as reivindicações de setores burgueses por um maior espaço na política 

21. e) México. 

22. e) a implantação de um modelo autoritário, por meio de um golpe de Estado com o apoio do exército, para viabilizar uma reforma econômica.

23. a) O atraso na industrialização tornou essa região dependente do fornecedores externos de bens de produção, o que conduziu a um crescente endividamento externo. 

24. b) no Chile, a partir da ditadura de Pinochet. 

25. c) Extinção dos partidos políticos, intervenção nos sindicatos e suspensão das eleições diretas. 

26. d) condenação dos regimes políticos sem liberdades democráticas estabelecidas. 

27. d) Nicarágua, a Revolução Sandinista, em 1979, vitoriosa contra a ditadura de Anastácio Somoza, instituiu um governo de tendência socialista apoiado pelo regime cubano, desestabilizando politicamente a América Central.

28. a) o presidente mexicano Vicente Fox (2000-2006) seguiu a cartilha neoliberal do governo norte-americano, o que justificaria a subserviência da Venezuela ao arquiopositor de Bush, Fidel Castro. 

29. a) Grave crise econômica após a extinção da URSS; parceria com grandes redes hoteleiras europeias; riqueza em recursos paisagísticos.
Compartilhe no Google Plus

Sobre Portal do Vestibulando

O objetivo do site é fornecer material didático a todas as pessoas que buscam ampliar seus conhecimentos, vestibulandos ou não. Assim, caso você precise de algum material específico, entre em contato conosco para que possamos disponibilizá-lo!