Amazônia Colonial - Gabarito


1. b) Fabricação de utensílios metálicos, que eram comercializados com outros povos indígenas. 

2. b) O índio foi a mão-de-obra mais utilizada na Amazônia colonial, pois a própria legislação portuguesa dava brechas para essa exploração, através das chamadas "guerras justas" e "tropas de resgate". 

3. a) reação dos povos indígenas que, por serem bastante organizados e unidos, toda vez que se tentou capturá-los, eles encontravam alguma forma de escapar ao cerco dos portugueses 

4. a) As mais diversas etnias ameríndias, contatadas pelos europeus, haviam desenvolvido princípios comportamentais de acordo com sua cosmogonia e com seus modos de vida. 

5. e) Foram a forma mais persistente de escravização indígena, sendo proibidas e permitidas várias vezes por diversas leis. 

6. d) A resistência armada dos manaós, reagindo às tropas de resgate provenientes do Pará, em busca de mão-de-obra, foi fator decisivo na deflagração da guerra. 

7. a) O fraco desenvolvimento da escravidão negra na Amazônia deveu-se, dentre outros motivos, à insuficiência de capital para adquirir esta mão-de-obra e à relativa abundância de índios. 

8. b) Pertencia à Espanha. 

9. a) As epidemias são normalmente tidas como o principal agente da depopulação indígena. 

10. d) Expansão da fronteira pecuária. 

11. d) As proposições I e III estão corretas. 

12. d) Revolta dos Beckman 

13. e) Somente I e III são corretas 

14. d) Loteamento territorial entre ordens religiosas

15. a) Os europeus pretendiam modificar os costumes e o modo de vida dos indígenas, os quais consideravam bárbaros.
Compartilhe no Google Plus

Sobre Portal do Vestibulando

O objetivo do site é fornecer material didático a todas as pessoas que buscam ampliar seus conhecimentos, vestibulandos ou não. Assim, caso você precise de algum material específico, entre em contato conosco para que possamos disponibilizar.