Brasil: Política e Economia - Gabarito


1. e) A população em idade ativa, majoritária hoje, está envelhecendo, sem que haja um contingente equivalente de jovens no mercado de trabalho para arcar com o aumento futuro dos custos da aposentadoria. 

2. a) revela-se em situação ascendente desde o primeiro mandato do Governo Dilma, estimulado pelo aumento das exportações. 

3. d) o setor terciário é onde se encontra a maior parte da PEA, revelando a crescente importância desse setor na economia brasileira. 

4. c) crescimento da riqueza nacional e elevação da concentração de renda 

5. d) dinamização das atividades econômicas 

6. e) a abertura econômica do país ao capital estrangeiro. 

7. a) controle da União sobre a regulação do acesso às riquezas hidrominerais 

8. c) compensações financeiras pagas aos governos pelas empresas exploradoras de recursos diversos em territórios variados. 

9. a) atualmente, a parcela da PEA engajada no comércio e nos serviços supera em muito os trabalhadores da agropecuária e da indústria. 

10. b) ampliação da capacidade de investimento do Estado devido ao aumento da arrecadação. 

11. a) Em todo o mundo vêm sendo observadas mudanças em relação ao assalariamento e ao desemprego, como a precarização das relações de trabalho para desoneração da produção, e o crescimento da informalidade. 

12. d) na economia informal, os trabalhadores não participam do sistema tributário, não têm carteira assinada e nem acesso aos direitos trabalhistas. 

13. b) o aumento da produção industrial paulista de 1928 para 1938 foi de, aproximadamente, 57%, enquanto a produção industrial nacional teve um aumento aproximado de 39%. Esse aumento foi acompanhado de uma queda na cotação do café no exterior nesse período. 

14. d) redução da dependência do mercado dos países desenvolvidos 

15. c) relativo encerramento das fronteiras agrícolas com terras a baixo preço e possível transposição para a savana, das técnicas voltadas para o cerrado.

Compartilhe no Google Plus

Sobre Portal do Vestibulando

O objetivo do site é fornecer material didático a todas as pessoas que buscam ampliar seus conhecimentos, vestibulandos ou não. Assim, caso você precise de algum material específico, entre em contato conosco para que possamos disponibilizar.